Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Camada DAL do projeto

Olá. Atualmente trabalho como analista de suporte, sempre estudei a linguagem Java, porém, em minha empresa irão abrir vagas para desenvolvedor C# e por isso comecei a estudar a linguagem. Conversando com um dos desenvolvedores ele me deu alguns toques do que eu deveria, e ele citou que referente ao que estudei no Entity vou aplicar na Camada DAL, pesquisei definições referente a isso, porém na prática não encontrei um exemplo claro. Alguém teria alguma explicação clara, uma forma de se aplicar essa camada a um projeto, ou que seja uma comparação aos projetos desenvolvidos em Java?

4 respostas

Bom dia Jonatas, na verdade seria a camada DAO(Data Access Object), em java é uma classe que possui métodos para acessar seu banco de dados, como insert, select, delete, update entre outros

Olá, Jonathas. Vou tentar ser o mais claro o possível, caso não entenda pergunte.

Primeiro vc vai ter sua camada de domínio(onde fica as models) nessa camada vai ser a representação das suas entidades do banco de dados. Cada model é uma entidade.

A camada DAL serve para vc executar "querys" em banco . Por exemplo na minha camada DAL eu vou ter uma classe "EntidadeDal" e na camada CONTROLLER vou ter "EntidadeController". Na "EntidadeDal" vou criar um método chamado "BuscaPorId" que recebe um int como parâmetro. Dentro desse método eu vou ter "return context.Entidade.Find(parametroRecebido)". no meu controller eu vou instanciar um DAL e vou chama esse metodo. Isso facilita para a regras de negocio.

Caso eu não faça isso vou ter que instanciar um context no controller e botar o códio "Entidade entidade = context.Entidade.Find(parametroRecebido)". Dessa maneira fica mais fácil de erra e quando for ocorrer uma mudança vou ter que alterar em vários lugares ao invés de um.

E para uma melhor enterimento e aprofundamento eu recomento vc da um lida detalhada nesse artigo; http://netcoders.com.br/mapeamento-com-entity-framework-code-first-fluent-api-parte-1/

solução!

Jonatas, bom dia!

Opa que legal cara, boa sorte.

Quanto ao DAL. (Data Access Layer)

Quando se trabalha com ASP em camadas, as dividimos em:

1- Camada de acesso aos dados (DAL)** - Está é a camada de dados. Aonde todo tratamento de dados ocorrerá.

2- Camada da lógica de negócios (BBL)

3- Camada de apresentação (PL)

Podemos comparar DAL com o DAO do Java em projetos. É uma classe que será responsável pelas operações no banco de dados (A camada de dados).

Entendido. Então posso considerar esta camada DAL da mesma maneira que trabalhamos com as classes DAO's em JAVA. Obrigado.