1
resposta

By a Feature - Pode ser utilizado com sequência de fibonacci?

Entendo a explicação da funcionalidade apresentada em aula, mas trazendo para a minha realidade, onde preciso negociar e definir as priorizações das sprints de cada squad e tenho um backlog definido para distribuir pelo meu Dev Team e além disso uma parte trabalha em outro estado, não consigo fazer reuniões presenciais e nem distribuir dinheiro de monopoly. É possível utilizar a sequência de fibonacci como forma de pontuar cada priorização, limitando o ponto de cada um pra gerar a negociação?

1 resposta

Olá, Jaqueline! Como vai?

Ótima colocação, sua dúvida é totalmente pertinente e muito conectada com a realidade de times de tecnologia hoje.

Sim, é totalmente possível adaptar a dinâmica utilizando a sequência de Fibonacci ou story points como “moeda”. Ao limitar a quantidade de pontos por participante ou por squad, você mantém o espírito da negociação, da priorização coletiva e do trade-off entre valor e custo, mesmo em ambientes remotos. Muitas equipes utilizam ferramentas digitais (Miro, Mural, Jira, FigJam...) para simular esse processo de forma colaborativa e assíncrona, com ótimos resultados.

O mais importante é compreender o objetivo da dinâmica: estimular a discussão, o alinhamento de expectativas e a tomada de decisão baseada em valor. A forma (dinheiro físico, pontos, votos limitados...) pode ser ajustada à realidade do time. Sua proposta preserva exatamente essa essência.

Continue trazendo esse olhar crítico e prático, ele enriquece muito as discussões e aproxima a teoria da realidade do mercado.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado