Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

bug no pong do scrath

as vezes a bolinha gruda na raquete ou fica quicando entre a borda e a raquete. o q eu faço? e tbm pq só conta ponto da metade para baixo e a metade para cima não conta? e por que a bola bate apenas um vez e conta vários pontos? https://scratch.mit.edu/projects/742988711/

1 resposta
solução!

Bom dia Anderson, como está?

Obrigado pela paciência na espera da resposta!

Começaremos discutindo quanto a sua primeira questão e creio que ela é a mais problemática ao seu código, a partir dela darei sequência as demais.

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que as proporções de raquete e bolinha geralmente são diferentes das usadas pelo professor e por conta disso muitas partes precisam ser testadas e avaliadas quando modificadas, assim procurando achar o resultado adequado ao seu jogo.


  1. Bolinha presa na raquete

Este problema pode ser causado por conta de alguns motivos e testando o seu código, algumas coisas que podem ser feitas a respeito:

  • Centralizar os atores das raquetes, dessa forma o jogo terá uma noção precisa da posição dos elementos.

Captura de tela recortada do scratch, há na captura um retângulo branco, uma cruz azul no centro do retângulo e no centro da tela há um símbolo de alvo, a cruz azul está um pouco deslocada do símbolo de alvo acima e mais a esquerda.

  • Aumentar o tamanho da bolinha para 100, quanto menor for o tamanho da bolinha maior será a dificuldade em reconhecer e interagir com objetos maiores:

Captura de tela retirada do scratch, onde há uma caixa chamada ator e outra selecionada por um retângulo vermelho está escrito  tamanho. Na caixa tamanho está escrito bolinha, enquanto na caixa Tamanho o número 100 está ao lado.

  • Aumentar a velocidade da bolinha, fazendo alguns testes verifiquei que modificar a velocidade da bolinha para 8 é a última coisa necessária para que esse problema não aconteça:

Captura de tela de um código do scratch, onde a parte mova 8 passos está selecionada com um retângulo vermelho

Conseguimos! Agora o problema da raquete presa foi corrigido.


2 . Contagem de pontos e Pontos Extras:

Esses dois problemas estão muito associados e veremos como resolver 2 em 1:

  • Após mudar o tamanho da bolinha, movimente a bolinha para a borda verifique qual seria o melhor local para contar os pontos, no seu caso, analisando essa parte o número correto seria 227 para a sua raquete e -227 para a do oponente:

Captura de tela do scratch, a tela do jogo está cortada na metade esquerda e embaixo um retângulo com informações da bolinha. Na tela do jogo a bolinha está na extremidade e apontando para ela tem uma seta que parte da posição x do ator, que é -227

Prontinho Agora seu código deve estar funcionando como desejava.


Em última análise recomendo configurar o tamanho e comprimento das raquetes para que fiquem iguais, assim o jogo ficaria mais disputado, além disso para se desenvolver ainda mais na programação e dar continuidade aos seus estudos indico o nosso curso de Javascript e HTML: desenvolva um jogo e pratique lógica de programação.

Se tiver qualquer dúvida, saiba que estou à disposição, conte comigo!

Um bom dia e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.