2
respostas

[Bug] Não funcionou o meu

Apresentou o seguinte erro:

2s Run npm install npm error code ENOENT npm error syscall open npm error path /home/runner/work/allbooks/allbooks/package.json npm error errno -2 npm error enoent Could not read package.json: Error: ENOENT: no such file or directory, open '/home/runner/work/allbooks/allbooks/package.json' npm error enoent This is related to npm not being able to find a file. npm error enoent npm error A complete log of this run can be found in: /home/runner/.npm/_logs/2025-07-09T02_55_15_556Z-debug-0.log Error: Process completed with exit code 254.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Meu arquivo em YAML ficou o seguinte:

This workflow will do a clean installation of node dependencies, cache/restore them, build the source code and run tests across different versions of node

For more information see: https://docs.github.com/en/actions/automating-builds-and-tests/building-and-testing-nodejs

name: Workflow de integração Continua

on: pull_request: branches: [ "main" ]

jobs: testes:

runs-on: ubuntu-latest

steps:
- uses: actions/checkout@v4
- name: Use Node.js 
  uses: actions/setup-node@v4
  with:
    node-version: 22.17.0
- run: npm install
- run: npm run build --if-present
- run: npm test
2 respostas

Olá Wesley! Tudo bem?

O erro está ocorrendo porque o arquivo package.json não está sendo encontrado no caminho especificado. Isso pode acontecer por alguns motivos:

1. Caminho Incorreto: Verifique se o caminho para o package.json está correto. O erro sugere que ele está procurando em /home/runner/work/allbooks/allbooks/package.json. Certifique-se de que o arquivo realmente existe nesse local.

2. Arquivo Não Comitado: Certifique-se de que o package.json foi comitado e está presente no repositório. Você pode verificar isso olhando no GitHub para ver se o arquivo está lá.

3. Configuração do Repositório: Verifique se o repositório está configurado corretamente e se todos os arquivos necessários estão sendo clonados durante a execução do workflow.

4. Uso do Checkout Action: O actions/checkout@v4 deve estar configurado corretamente para garantir que todos os arquivos do repositório sejam clonados. Certifique-se de que não há configurações adicionais que possam estar limitando isso.

Se tudo estiver correto e o erro persistir, tente rodar o workflow localmente para ver se o problema é reproduzido, ou adicione passos de debug para verificar o que está sendo clonado durante a execução do workflow.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá Wesley,

Eu encontrei o mesmo erro pois no meu repositório utilizo um caminho fora do padrao, compartilhando o repo com outros materiais de estudo na Alura. O que eu fiz para resolver esse problema foi adicionar o caminho necessario para os testes encontrarem o arquivo que ele necessita. Verifique o caminho dentro do seu repo e ajuste a linha de paths: e working-directory: do modelo seguinte:

name: Workflow de Integracao Continua

on:
  pull_request:
    paths:
      - 'devops/devops-trabalhando-repositorios-github/allbooks/**'
    branches: [ "main" ]

jobs:
  testes:

runs-on: ubuntu-latest

steps:
    - uses: actions/checkout@v4
    - name: Use Node.js
      uses: actions/setup-node@v4
      with:
        node-version: 18.
    - run: npm install
      working-directory: devops/devops-trabalhando-repositorios-github/allbooks/
    - run: npm test
      working-directory: devops/devops-trabalhando-repositorios-github/allbooks/