Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Formulário de Contato - Apliquei JavaScript para validação de dados e nada acontece. O que pode ser?

Olá, tudo bem?

Não estou conseguindo validar dados de contato no meu portfólio. Apliquei JavaScript, com funções de validação, event listeners, entre outras coisas, mas nada acontece. Desde o início, faço testes e não aparece as mensagens de erro que deveriam aparecer quando os critérios de preenchimento não são atendidos. O que pode estar dando de errado no meu código js? Alguém sabe dizer?

Segue o link do repositório: https://github.com/stephanny-monteiro/portfolio

Obrigada.

2 respostas
solução!

Oi Stephanny,

O problema ocorre porque o uso do this em funções arrow não se refere ao elemento esperado. 🤔

Em funções arrow, this captura o valor do contexto onde a função é definida, não onde é executada. Portanto, this.value acaba se referindo a window.value, que é undefined.

Soluções Proposta:

1. Usar Funções Tradicionais: Altere a função arrow para uma função tradicional, onde this se refere ao elemento que disparou o evento.
nameInput.addEventListener("input", function() {
    const resultado = validarName(this.value);
    nameError.textContent = resultado.mensagemErro;
    nameError.classList.toggle('mostrar-erro', !resultado.valido);
});
  1. Referenciar Diretamente o Elemento: Use a variável de referência ao elemento diretamente.
nameInput.addEventListener("input", () => {
    const resultado = validarName(nameInput.value);
    nameError.textContent = resultado.mensagemErro;
    nameError.classList.toggle('mostrar-erro', !resultado.valido);
});

Faça isso, também, para o email e a menagens

Com essas correções, seu formulário deve começar a validar os dados corretamente.

Para saber mais: Manipulação de formulários com JavaScript

Continue praticando e explorando as possibilidades do JavaScript! 💪 😎

tux matrix Caso este post o tenha ajudado, marque-o como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓

Oi Luis.

Deu certo! Obrigada pela ajuda.