3
respostas

[Bug] Eu quebrei meu código no p5.js

A partir da etapa de estabelecer a função de colisão da raquete do oponente no código do p5.js, a execução do meu jogo fica bugada. A bolinha primeiramente só se move no eixo Y como se estivesse rebatendo no nada. Depois disso ela vai até a raquete do oponente que rebate e volta pro meio da tela onde fica rebatendo nesse nada. O que posso ter feito no código que esteja causando esse erro? Desde já agradeço.

Segue abaixo minha linha de código da função;

function verificaColisaoRaqueteOponente(){ if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){ velocidadeXBolinha *= -1; }

3 respostas

Olá Breno, boa tarde,

Tente alterar a operação entre yBolinha e raio, conforme abaixo, acredito que esteja invertido:

function verificaColisaoRaqueteOponente()
{
    if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento 
    && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura 
    && yBolinha - raio > yRaquete){ 
        velocidadeXBolinha *= -1; 
}

Caso não funcione, coloque todo o seu código aqui para que possamos analisar melhor.

Acabou não funcionando mesmo, vou mandar o código na integra.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 2;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 100;
let raqueteSuavização = 20;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;


let colisao = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0)
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  //colisaoRaqueteBiblioteca();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaqueteOponente();

}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;}

function verificaColisaoBorda(){if 
  (xBolinha + raio > width ||
   xBolinha - raio < 0){
  velocidadeXBolinha *= -1;
}

if (yBolinha + raio > height ||
   yBolinha - raio < 0){
  velocidadeYBolinha *= -1;
  }
                               }
function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, raqueteSuavização);
}



function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}


function colisaoRaqueteBiblioteca(){
  colisao =
  collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, raqueteSuavização, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colisao){velocidadeXBolinha *= -1;

  }
}

function verificaColisaoRaqueteOponente(){
  if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 -30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

Eu consegui corrigir o código, voltei na parte da biblioteca e refiz a importação do código da bliblioteca pra dentro do meu p5.js

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software