A bolinha está com um loop no centro do background e não faz o movimento programado. Já verifiquei o código e não consegui encontrar o erro! Alguém consegue me ajudar?
A bolinha está com um loop no centro do background e não faz o movimento programado. Já verifiquei o código e não consegui encontrar o erro! Alguém consegue me ajudar?
Olá Elaine, tudo bem? Espero que sim!
Seria ótimo se você pudesse me enviar o link do projeto para que eu possa dar uma olhada no código e entender melhor o problema. Assim, poderei oferecer uma solução mais precisa.
Aguardo sua resposta!
Abraços!
Olá Sarah segue o link https://editor.p5js.org/ElaineBernardes/sketches/rYz4CJtEu, veja se consegues acessar. Obrigada!
Oi Elaine, como vai?
Analisando seu código pude perceber que usouwidth
e height
pra se referenciar ao comprimento e altura da raquete. width
e height
são propriedades já existentes e se referem ao tamanho do canva.
Para corrigir esse problema, devemos trocar os nomes para altura e largura da raquete, o código ficará assim:
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
Com isso, o problema com a bolinha deverá ser solucionado.
Abaixo, deixarei o código corrigido:
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 30;
let raio = diametro /2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisao();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaqueteOponente(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha (){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisao(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha -raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio< 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function mostraRaqueteOponente(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete (x, y){
colidiu =
collideRectCircle(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
Espero ter ajudado!
Caso surjam dúvidas, fico à disposição.
Abraços e bons estudos