Quando a bolinha bate na quina da minha raquete ou do oponente ela ultrapassa contabilizando varios pontos e depois de um tempo ela volta para a tela.
//Variáveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;
let raio = diametro / 2;
let raioOponente = diametro / 2 - 10;
//Velocidade da Bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//Variáveis da Raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//Variáveis da Raquete do Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//Variáveis dos Pontos
let pontosOponente = 0;
let meusPontos = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
//Cenário do jogo
function draw() {
background(0);
bolinha();
movimentoBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
// movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluirPlacar();
}
//Aqui abrimos uma função para cada função, assim na função function draw, colocamos de forma mais clara as ações
function bolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro)
}
function movimentoBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function verificaColisaoRaquete(){
if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
if(xBolinha + raioOponente > xRaqueteOponente - raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function incluirPlacar(){
textAlign(CENTER);
fill('#09BAE9')
rect(70, 20, 70, 45, 10);
fill('#FFFFFF');
text(meusPontos, 105, 50);
fill('#09BAE9')
rect(450, 20, 70, 45, 10);
fill('#FFFFFF');
text(pontosOponente, 485, 50);
textSize(25);
if(xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
}
if(xBolinha > 588){
meusPontos += 1;
}
}