Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Bug] Bolinha não colide com a raquete.

Segui tudo certo como está na aula mas a bolinha ultrapassa a raquete.

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca() { hit = collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio) if (colidiu){ velocidadeXBolinha *= -1} código da colisão da bolinha na raquete tirada da biblioteca

e também a function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca está na function draw.

código da function draw

4 respostas

Olá, Carlos! Tudo bem?

Não esqueça que você precisa importar a biblioteca no seu projeto e chamar a collide.2d no seu index.html. Sugiro que refaça os passos e teste novamente.

Vou deixar o código completo abaixo para você verificar

index.html Seu index precisa chamar a collide.2d

<body>
    <script src="sketch.js"></script>
    <script src="p5.collide2d.js"></script>
</body>

sketch.js

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;


//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(){
  rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

Um abraço e bons estudos!

Oi, Camila, to bem sim e você?

Eu importei a biblioteca no meu index.html, a bolinha ignora a raquete.

parte do código html

Olá!

Estou com o mesmo erro, revisei os códigos e a bolinha segue passando pela raquete. 

Tentei refazer o processo desde o início e sigo com o mesmo resultado. 
solução!

No meu código apaguei a parte do "hit = " e coloquei como "colisão = " pra ficar igual a variável que colocamos no código:

let colisão = false
function collisionLibrary(){
  colisão =
  collideRectCircle(xPRect, yPRect, pRectWidth, pRectHeight, xCircle, yCircle, diameter);
  if (collision){
    speedXCircle *= -1
  }
}

Depois disso funcionou normalmente.