Quando vou testar o jogo, o mapa aparece tudo certo, porém quando vou mover o herói, ele não passa do segundo movimento e não apaga o herói da posição anterior mesmo fazendo o código igual ao da vídeo aula. Segue o código:
Arquivo: jogoFogeFoge.rb
require_relative 'ui'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read(arquivo)
mapa = texto.split("\n")
end
def encontra_jogador(mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index(caractere_do_heroi)
if coluna_do_heroi
return [linha, coluna_do_heroi]
end
end
end
def calcula_nova_posicao(heroi,direcao)
case direcao
when "w"
heroi[0] -= 1
when "s"
heroi[0] += 1
when "a"
heroi[1] -= 1
when "d"
heroi[1] += 1
end
heroi
end
def posicao_valida?(mapa,posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = (posicao[0] < 0) || (posicao[0] >= linhas)
estourou_colunas = (posicao[1] < 0) || (posicao[1] >= colunas)
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
if mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "X"
return false
end
true
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa(1)
while true
system("cls")
desenha(mapa)
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador(mapa)
nova_posicao = calcula_nova_posicao(heroi,direcao)
if !posicao_valida?(mapa,nova_posicao)
next
end
mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga(nome)
end
Arquivo: ui.rb
def da_boas_vindas
puts "Bem vindo ao Foge-Foge"
puts "Qual o seu nome?"
nome = gets.strip
puts "\n\n\n\n\n\n"
puts "Começaremos o jogo para você, #{nome}"
end
def desenha(mapa)
puts mapa
end
def pede_movimento
puts "Para onde deseja ir?"
movimento = gets.strip
end
Arquivo: main.rb
require_relative 'jogoFogeFoge'
inicia_fogefoge
Arquivo: mapa1.txt
XXXXX
XH X
X X
X X
X X
XXX X
Veja como o mapa ficou após tentar mover o herói:
XXXXX
XHH X
HX X
X X
X X
XXX X
OBS.: APÓS ISSO O HERÓI NÃO MEXE PARA POSIÇÃO ALGUMA.