Erika, tudo bom?
Quando você fala em "budget não fixo" o cliente tem um "tréco" na hora..rs..
Aqueles que investem dinheiro querem um planejamento do que vão gastar, seja por estratégia (saber o quanto e como vão gastar), seja necessidade (só ter aquele X para investir.
Quando falamos em Ágil todos precisam entender que o mais importante é o retorno de valor para o usuário, e por consequência o retorno do investimento. As mudanças são feitas apenas se aquilo representar um ganho de valor baseado em feedbacks dos usuários. Assim, a chance de errar e ter prejuízo é menor.
Nesse tipo de projeto se estima um X para se investir. É uma estimativa inicial baseada naquilo que se sabia até então. O produto é construído e incrementado, consumindo esse valor X, enquanto esses incrementos forem gerando valor para o negócio. É muito comum num projeto Ágil o valor ser alcançado antes do final do contrato, e todos ficam bem com isso.
Se o contrato exigir que a equipe fique alocada, por exemplo um ano, serão colocados na fila outros projetos, ou será deixada a manutenção, ou se pensam funcionalidades inovadoras que diferenciem o produto no mercado. Mas caso não houver essa exigência contratual a equipe segue para outro cliente ou é dispensada. Esse último é bem raro acontecer pq se a equipe tem esse nível de entrega nenhuma empresa vai querer perdê-la.