1
resposta

Budget e mercado

Se ser ágil é ter capacidade de se adequar as mudanças de maneira rápida e eficiente, entendo que a divisão de budget para mudança não deve ser algo fixo. Ou seja, hoje minha empresa pode ter uma maior necessidade de investimentos estratégicos, pois apesar dos produtos operacionais funcionarem, algo pode indicar que essa necessidade do meu cliente pode mudar disruptivamente ou deixar de existir.

Esta certo esse pensamento?

1 resposta

Erika, tudo bom?

Quando você fala em "budget não fixo" o cliente tem um "tréco" na hora..rs..

Aqueles que investem dinheiro querem um planejamento do que vão gastar, seja por estratégia (saber o quanto e como vão gastar), seja necessidade (só ter aquele X para investir.

Quando falamos em Ágil todos precisam entender que o mais importante é o retorno de valor para o usuário, e por consequência o retorno do investimento. As mudanças são feitas apenas se aquilo representar um ganho de valor baseado em feedbacks dos usuários. Assim, a chance de errar e ter prejuízo é menor.

Nesse tipo de projeto se estima um X para se investir. É uma estimativa inicial baseada naquilo que se sabia até então. O produto é construído e incrementado, consumindo esse valor X, enquanto esses incrementos forem gerando valor para o negócio. É muito comum num projeto Ágil o valor ser alcançado antes do final do contrato, e todos ficam bem com isso.

Se o contrato exigir que a equipe fique alocada, por exemplo um ano, serão colocados na fila outros projetos, ou será deixada a manutenção, ou se pensam funcionalidades inovadoras que diferenciem o produto no mercado. Mas caso não houver essa exigência contratual a equipe segue para outro cliente ou é dispensada. Esse último é bem raro acontecer pq se a equipe tem esse nível de entrega nenhuma empresa vai querer perdê-la.