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Botão não está desabilitando enquanto o cronometro inicializa

function inicializaCronometro() { var tempoRestante = $("#tempo-digitacao").text(); campo.one("focus", function() { $("#botao-reiniciar").attr("disabled",true); var cronometroID = setInterval(function() { campo.attr("disabled", true); tempoRestante--; $("#tempo-digitacao").text(tempoRestante); if (tempoRestante < 1) { clearInterval(cronometroID); $("#botao-reiniciar").attr("disabled", false); finalizaJogo(); } }, 1000); }); }

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Amigo você poderia colocar o código inteiro para eu te ajudar :) Pois tentei simular aqui, mas eu não sei o que a função "finalizaJogo()" faz. Assim que você colocar o código eu te ajudo :) Até mais!

Boa noite Rogério está da seguinte forma como sugere os exercícios opcionais mais não está funcionando..desde já agradeço.

var tempoInicial = $("#tempo-digitacao").text();
var campo = $(".campo-digitacao");

$(function() {
    atualizaTamanhoFrase();
    inicializaContadores();
    inicializaCronometro();
    inicializaMarcadores();
    $("#botao-reiniciar").click(reiniciaJogo);
});

function atualizaTamanhoFrase() {
    var frase = $(".frase").text();
    var numPalavras  = frase.split(" ").length; // SPLIT conta a palavra a cada espaço
    var tamanhoFrase = $("#tamanho-frase");

    tamanhoFrase.text(numPalavras);
}

function inicializaContadores() {
    campo.on("input", function() {
        var conteudo = campo.val();

        var qtdPalavras = conteudo.split(/\S+/).length - 1;
        $("#contador-palavras").text(qtdPalavras);

        var qtdCaracteres = conteudo.length;
        $("#contador-caracteres").text(qtdCaracteres);
    });
}

function inicializaMarcadores() {
    var frase = $(".frase").text();
    campo.on("input", function() {
        var digitado = campo.val();
        var comparavel = frase.substr(0, digitado.length);

        if (digitado == comparavel) {
            campo.addClass("borda-verde");
            campo.removeClass("borda-vermelha");
        } else {
            campo.addClass("borda-vermelha");
            campo.removeClass("borda-verde");
        }
    });
}

function inicializaCronometro() {
    var tempoRestante = $("#tempo-digitacao").text();
    campo.one("focus", function() {
        $("#botao-reiniciar").attr("disabled",true); //retirar 
        var cronometroID = setInterval(function() {
            tempoRestante--;
            $("#tempo-digitacao").text(tempoRestante);
            if (tempoRestante < 1) {
                campo.attr("disabled", true); //retirar
                clearInterval(cronometroID);
                $("#botao-reiniciar").attr("disabled", false); //retirar
                finalizaJogo();
            }
        }, 1000);
    });
}

function finalizaJogo() {
    campo.attr("disabled", true);
    campo.addClass("campo-desativado"); // toggleClass habilita e desabilita 
    inserePlacar();
}

function reiniciaJogo() {
    campo.attr("disabled", false);
    campo.val("");
    $("#contador-palavras").text(0);
    $("#contador-caracteres").text(0);
    $("#tempo-digitacao").text(tempoInicial);
    inicializaCronometro();
    campo.removeClass("campo-desativado");
    campo.removeClass("borda-vermelha");
    campo.removeClass("borda-verde");
}

Amigo desculpa pedir tanto de você, mas eu não fiz esse curso, poderia colocar o html tbm hahaha, valeu cara, e já vou vendo aqui.

Não esta dando certo o envio vou verificar aqui.

Amigo clica no botão inserir código e coloque o HTML dentro dele o/ E eu já peguei uns erros aqui :) falta só testar

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Alura Typer</title>
    <link rel="stylesheet" href="css/libs/materialize.min.css">
    <link rel="stylesheet" href="css/libs/google-fonts.css">
    <link rel="stylesheet" href="css/estilos.css">
</head>
<body>
    <div class="container">
        <h1 class="center">Alura Typer</h1>
        <p class="frase center">Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.</p>

        <ul class="informacoes center">
            <li>
                <i class="small material-icons icones">description</i>
                <span id="tamanho-frase">5</span> palavras
            </li>
            <li>
                <i class="small material-icons icones">query_builder</i>
                <span id="tempo-digitacao">5</span> segundos
            </li>
        </ul>

        <textarea class="campo-digitacao" rows="8" cols ="40"></textarea>

        <div class="botoes">
            <a id="botao-reiniciar" class="btn-floating btn-large waves-effect waves-light red">
                <i class="material-icons">restore</i>
            </a>
            <a id="botao-placar" class="btn-floating btn-large waves-effect waves-light greem">
                <i class="material-icons">assignment</i>
            </a>
        </div>

        <ul class="center">
            <li><span id="contador-caracteres">0</span> caracteres</li>
            <li><span id="contador-palavras">0</span> palavras</li>
        </ul>

        <section class="placar">
            <h3 class="center">Placar</h3>
            <table class="centered bordered">
                <thead>
                    <tr>
                        <th>Nome</th>
                        <th>No. de palavras</th>
                        <th>Remover</th>
                    </tr>
                </thead>
                <tbody>

                </tbody>
            </table>
        </section>
    </div>

    <script src="js/jquery.js"></script>
    <script src="js/materialize.min.js"></script>
    <script src="js/main.js"></script>
    <script src="js/placar.js"></script>

</body>
</html>

Eu notei dois erros amigo, porém eles ainda não fizeram o botão desabilitar. Mas mesmo assim tenta para ver se te ajuda :)

Primeiro

function finalizaJogo() {
            campo.attr("disabled", true);
            campo.addClass("campo-desativado"); // toggleClass habilita e desabilita inserePlacar(); }
        }
            function reiniciaJogo() {
                campo.attr("disabled", false);
                campo.val("");
                $("#contador-palavras").text(0);
                $("#contador-caracteres").text(0);
                $("#tempo-digitacao").text(tempoInicial);
                inicializaCronometro();
                campo.removeClass("campo-desativado");
                campo.removeClass("borda-vermelha");
                campo.removeClass("borda-verde");
            }

Você não estava fechando a função finalizaJogo, ela estava aberta até o final da reiniciaJogo, se atente a isso :)

Segundo:

function atualizaTamanhoFrase() {
            var frase = $(".frase").text();
            var numPalavras = frase.split(" ").length; // SPLIT conta a palavra a cada espaço var tamanhoFrase = $("#tamanho-frase");
            var tamanhoFrase = $("#tamanho-frase");

            tamanhoFrase.text(numPalavras);
        }

Aqui estava faltando a variavel tamanhoFrase, você deixou comentado que deveria usar ela, porém não instanciou a mesma.

Tenta essas modificações, e me procura de novo senão deu certo :)

Então está funcionando tudo certo conforme o curso o único problema está naquelas linhas que são funções opcionais para o botão que deixei comentada "retirar" que o curso sugere como opcionais, sem elas funciona corretamente tbm a única coisa que preciso é desabilitar o botão do reiniciar e habilitá- lo somente depois que o tempo finalizar, pois e o que não esta dando certo.

Ok, entendi. Então amigo, ao invés de usar "attr" usa "prop". Aparentemente depois do jQuery 1.6, ele ficou depreciado.

E amigo, agora que eu olhei. O botão é uma tag <a>, acredito eu que <a> não consegue ficar inativa, pelo menos não desse jeito, troque para tag <button> que você verá que vai funcionar.