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Bolinha travando nas raquetes

Fala galera, estive olhando os tópicos no forum e já fiz algumas alterações que deram resultado, mas dois erros ainda não consegui ajustar.

1 - Esse erro da bolinha trabar nas raquetes ainda persiste... as vezes chega a travar o jogo.

2 - As vezes a bolinha bate nas bordas e não marca os pontos.

Alguem pode me dar alguma dica?

Segue o link: https://scratch.mit.edu/projects/557982988/

Abraços

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Olá Daniel, como vai?

Vamos precisar fazer algumas alterações pra corrigir esses problemas, vou te mostrar como fazer.

1 - Ajuste no formato da bolinha

Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, por isso pode estar dando alguns erros. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:

  • Primeiro selecione o ator Bolinha, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.

Indicação de como apagar a bolinha

  • Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.

Indicação do ícone de desenho de círculo

2 - Centralização dos atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.

Clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.

Indicação de centralização da bolinha

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

3 - Melhorando a precisão dos pontos

Para resolver a questão da bolinha bater na borda e não computar pontos podemos retirar o contorno da bolinha, isso vai fazer com que ela fique mais precisa e passe a computar melhor os pontos.

Para fazer isso basta selecionar o ícone Contornar e a opção de remover contorno.

Indicação de como remover contorno

Pronto, fazendo essas alterações vão resolver os problemas que estavam acontecendo no seu jogo.

Testei aqui e não aconteceu mais o problema da bolinha travar nas raquetes depois das alterações, mas se acontecer por aí você pode diminuir um pouco o tamanho das raquetes, isso ajuda a não agarrar.

Testa aí e depois me fala se deu certo.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

 

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Olá Jeniffer, muito obrigado pelas dicas!

Segui suas dicas, porém não resolveu totalmente.

Não sei dizer porque, mas às vezes ainda acontece, porém diminuiu bastante o bug...

Oi Daniel! Isso aí, está ficando cada vez mais legal seu projeto.

Percebi que a bolinha e as raquetes ainda não estão completamente centralizadas, isso pode estar ajudando a causar o bug.

Para centralizar você precisa arrastar o ator até o centro dele encaixar certinho no centro da área de desenho, você consegue reparar o + azul por cima do + cinza da área de desenho, vai aparecer assim quando tiver bem no centro:

Imagem do centro do ator alinhado com o centro da área de desenho no scratch

Ahh e é preciso centralizar a bolinha e as raquetes, beleza?

Bolinha agarrando na raquete

Já esse bug da bolinha agarrar na raquete é bem comum e pode estar acontecendo no seu jogo por conta da bolinha ser pequena e as raquetes mais largas.

Uma sugestão aqui pra corrigir esse bug é redimensionar os atores:

  • Aumentar o tamanho da bolinha;
  • Diminuir a largura das raquetes.

Eu fiz aqui assim no seu jogo e funcionou bem:

Área de jogo do scratch mostrando raquetes mais finas e a bolinha maior

Não existe muito um padrão de tamanho, aqui você vai ter que ir alterando os tamanhos e testando até chegar numa posição que seu jogo rode legal, mas deixei a imagem acima pra você ter uma ideia mais ou menos dos tamanhos.

Pontos de Atenção!

  • Sempre que você alterar os tamanhos da bolinha e das raquetes, você vai precisar também ajustar eles de novo no centro da tela de desenho, beleza?

  • Outra coisa é que sempre que você alterar o tamanho da bolinha vai precisar ajustar de novo os valores dos blocos de código que contam a pontuação. Pra descobrir os valores certos que contam pontos é só arrastar a bolinha pra perto da borda e ver o valor de x e trocar no código, assim:

Indicação da área de jogo do scratch e do valor de x da posição da bolinha

Uma boa dica pra você não precisar ficar trocando toda hora esses valores de pontuação é ir alterando o tamanho dos atores e testando, quando você chegar num tamanho legal que não trave mais aí sim você corrige a pontuação.

Parabéns pelo seu projeto e programação é isso mesmo, as vezes a gente vai se deparar com alguns bugs que não sabe de onde está vindo e vamos precisar testar várias alternativas até conseguir resolver. Sua persistência em resolver é muito bacana e vai te ajudar muito nessa jornada.

Depois testa aí essas outras alterações e me conta como foi. Ahh e qualquer coisa me chama aqui.

=)