Executei exatemente os mesmos passos do video, porém o movimento da minha bolinha não é fluido, vai travando, e quando bate na borda fica travando alguns movimentos lá até retornar.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Executei exatemente os mesmos passos do video, porém o movimento da minha bolinha não é fluido, vai travando, e quando bate na borda fica travando alguns movimentos lá até retornar.
Olá Danillo, como vai?
Pra conseguir te ajudar melhor preciso que você compartilhe o link do seu projeto aqui no fórum, assim a gente consegue olhar seu código e verificar o que está ocorrendo, beleza?
Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.
Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor.
=)
No meu não tem essa opção
Oi Danillo,
Quando essa opção não aparece é porque você ainda não confirmou seu email no Scratch.
Pra confirmar o email você vai lá no canto superior direito e clica onde está escrito seu nome de usuário (Ryato2), depois em Configurações de conta e em seguida em E-mail. Aí vai aparecer seu email e a informação se falta verificação e você pode também reenviar o email para confirmar a conta.
Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.
Testa aí e qualquer dúvida é só mandar por aqui. =)
Olá Danillo, agora concegui acessar, obrigada.
O que aconteceu é que no seu projeto a bolinha não está completamente redonda, isso faz com que ela não fique fluida e dê alguns bugs no jogo, mas vou te mostrar como ajustar isso:
1 - Ajuste do formato da bolinha
Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, e isso pode impactar no funcionamento do seu jogo e estar ajudando a gerar esse bug. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:
2 - Ajuste no posicionamento da bolinha
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro, então vamos precisar centralizar a bolinha que acabamos de desenhar.
+ do centro da bolinha fique exatamente em cima do símbolo de + do centro da área de desenho. Se você não estiver vendo o centro da área de desenho é só ir no botão de diminuir zoom (um desenho de lupa com sinal de -) na parte inferior da área de desenho para enquadrar na tela.
3 - Ajuste na pontuação
Depois de fazer essas alterações você vai perceber que seu jogo parou de contar pontos, isso aconteceu porque quando criamos uma nova bolinha precisamos ajustar também o sensor do contador de pontos. Aqui vamos fazer esse ajuste:
x para -225 para os pontos do oponente e o valor de x para 225 para meus pontos. Esses valores eu identifiquei testando no seu jogo e funcionaram legal, mas o ideal é você testar arrastando a bolinha para perto da borda e trocando os valores pois a gente pode ter desenhado a bolinha em tamanhos diferentes, beleza?O código ficaria assim:
Pronto, fazendo essas alterações a bolinha vai voltar a fincionar conforme o esperado e seu jogo vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me conta o que achou.
Espero ter ajudado e se tiver ficado alguma dúvida pode me chamar por aqui. Bons estudos =)