//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//Placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaqueteOponente();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
incluirPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete
&& yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente() {
if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + comprimentoRaquete
&& yBolinha - raio < yRaqueteOponente + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaqueteOponente) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function incluirPlacar () {
fill(255)
text(meusPontos, 278, 26);
text(pontosOponente, 321, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha < 10) {
pontosOponente += 1;
}
}
Não consigo fazer com que a bolinha se mova para os lados, isso aconteceu após eu colocar a colisão do oponente.