1
resposta

Bolinha Travada no centro

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//Placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha(); 
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaqueteOponente();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  incluirPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro); 
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x, y) {
  rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete
     && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete) {
  velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}


function verificaColisaoRaqueteOponente() {
  if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + comprimentoRaquete
     && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaqueteOponente) {
  velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
 velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente  - comprimentoRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}

function incluirPlacar () {
  fill(255)
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosOponente, 321, 26);
}

function marcaPonto() {
 if (xBolinha > 590) {
   meusPontos += 1;
 }
  if (xBolinha < 10) {
    pontosOponente += 1;
  }
}

Não consigo fazer com que a bolinha se mova para os lados, isso aconteceu após eu colocar a colisão do oponente.

1 resposta

Fala, Rafael! Tudo bem contigo?

O problema está ocorrendo dentro da função draw

  verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaqueteOponente();

Primeiramente, vamos comentar a colisão da raquete do oponente e depois, dentro da colisao raquete, vamos colocar os parâmetros xRaquete e yRaquete

  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  //verificaColisaoRaqueteOponente();

Se comentamos o verificaColisaoRaqueteOponente, logo, não precisamos dessa função ;-)

Espero ter ajudado, Rafael!

Um abraço e bons estudos!!!