A bolinha trava em um canto da tela, não sei onde está o erro. Já revisei várias vezes. https://scratch.mit.edu/projects/573297989
A bolinha trava em um canto da tela, não sei onde está o erro. Já revisei várias vezes. https://scratch.mit.edu/projects/573297989
Olá Camila, como vai?
Seu jogo está bem bacana, parabéns! Esse bug é bem comum de acontecer no Scratch, mas vou te mostrar como resolver.
1 - Ajustando a centralização dos atores
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.
+
, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.
Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando o posicionamento das raquetes
Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x
e y
nos códigos das raquetes:
Aqui vamos colocar x
valendo -232
e y
valendo 0
, ficaria assim:
Aqui vamos passar os valores de x
valendo232
e y
valendo 0
. Na raquete do oponente é importante alterar o valor de x
nos dois blocos de código, ficaria assim:
3 - Ajustando a pontuação
Depois de fazer essas alterações você vai perceber que seu jogo parou de contar pontos, isso aconteceu porque quando alteramos o posicionamento dos atores precisamos ajustar também o sensor do contador de pontos. Aqui vamos fazer dois ajustes:
No contador de pontos vamos alterar os valores de x
para -225
para os pontos do oponente e o valor de x
para 225
para meus pontos. Esses valores eu identifiquei testando no seu jogo e funcionaram legal, mas você pode testar arrastando a bolinha para perto da borda e ir trocando os valores no código da maneira que achar que funciona melhor, beleza?
Outra alteração que vamos fazer aqui é que, mesmo com as modificações acima, a bolinha ainda pode passar por trás da raquete e com isso computar vários pontos de uma vez, para solucionar isso vamos inserir o controle espere 1 seg
nos blocos de contador de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, solucionando o problema.
O código ficaria assim:
Pronto! Fazendo essas alterações vai resolver os bugs e seu jogo vai funcionar conforme o esperado ficando ainda mais legal. Testa aí e depois me conta se funcionou.
Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida conte com a gente aqui no fórum. Bons estudos! =D