1
resposta

Bolinha travada.

A bolinha trava em um canto da tela, não sei onde está o erro. Já revisei várias vezes. https://scratch.mit.edu/projects/573297989

1 resposta

Olá Camila, como vai?

Seu jogo está bem bacana, parabéns! Esse bug é bem comum de acontecer no Scratch, mas vou te mostrar como resolver.

1 - Ajustando a centralização dos atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.

• Vá em Bolinha, depois em Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.

Indicação de como centralizar a bolinha na tela de desenho

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

2 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y nos códigos das raquetes:

• Minha Raquete

Aqui vamos colocar x valendo -232 e y valendo 0, ficaria assim:

Indicação do valor de x da raquete em -232

• Raquete do Oponente

Aqui vamos passar os valores de x valendo232 e y valendo 0. Na raquete do oponente é importante alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficaria assim:

Indicação do valor de x da raquete em 232

3 - Ajustando a pontuação

Depois de fazer essas alterações você vai perceber que seu jogo parou de contar pontos, isso aconteceu porque quando alteramos o posicionamento dos atores precisamos ajustar também o sensor do contador de pontos. Aqui vamos fazer dois ajustes:

• No contador de pontos vamos alterar os valores de x para -225 para os pontos do oponente e o valor de x para 225 para meus pontos. Esses valores eu identifiquei testando no seu jogo e funcionaram legal, mas você pode testar arrastando a bolinha para perto da borda e ir trocando os valores no código da maneira que achar que funciona melhor, beleza?

• Outra alteração que vamos fazer aqui é que, mesmo com as modificações acima, a bolinha ainda pode passar por trás da raquete e com isso computar vários pontos de uma vez, para solucionar isso vamos inserir o controle espere 1 seg nos blocos de contador de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, solucionando o problema.

O código ficaria assim:

Indicação dos blocos de pontuação com as alterações acima

Pronto! Fazendo essas alterações vai resolver os bugs e seu jogo vai funcionar conforme o esperado ficando ainda mais legal. Testa aí e depois me conta se funcionou.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida conte com a gente aqui no fórum. Bons estudos! =D

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!