Algo no código está travando a bolinha no eixo Y, fazendo com que a mesma não consiga se mover no eixo X e não se movimente na horizontal. Alguma ideia?
//variáveis da bolinha
let posicaoXdaBolinha = 300;
let posicaoYdaBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(posicaoXdaBolinha, posicaoYdaBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
posicaoXdaBolinha += velocidadeXBolinha;
posicaoYdaBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (posicaoXdaBolinha + raio> width ||
posicaoXdaBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (posicaoYdaBolinha + raio> height ||
posicaoYdaBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
posicaoYdaBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
posicaoYdaBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
// Essa função serve pra **verificar a colisão da bolinha com a raquete** Portanto serve tanto pra minha raquete quanto pra raquete do oponente
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
posicaoXdaBolinha,posicaoYdaBolinha,raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = posicaoYdaBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar(){
stroke(255)
textSize(16);
textAlign(CENTER);
fill(color(255,140,0))
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,140,0))
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26)
}
function marcaPonto(){
if (posicaoXdaBolinha > 590){
meusPontos += 1;
}
if (posicaoXdaBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
}
}
Link do projeto: https://editor.p5js.org/Nico_Fergui/sketches/IneHV99Wx