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Bolinha só se mexe do eixo Y

Algo no código está travando a bolinha no eixo Y, fazendo com que a mesma não consiga se mover no eixo X e não se movimente na horizontal. Alguma ideia?

//variáveis da bolinha
let posicaoXdaBolinha = 300;
let posicaoYdaBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(posicaoXdaBolinha, posicaoYdaBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  posicaoXdaBolinha += velocidadeXBolinha;
  posicaoYdaBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (posicaoXdaBolinha + raio> width ||
     posicaoXdaBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (posicaoYdaBolinha + raio> height ||
     posicaoYdaBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      posicaoYdaBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      posicaoYdaBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}


// Essa função serve pra **verificar a colisão da bolinha com a raquete** Portanto serve tanto pra minha raquete quanto pra raquete do oponente

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
                              posicaoXdaBolinha,posicaoYdaBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = posicaoYdaBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255)
  textSize(16);
  textAlign(CENTER);
  fill(color(255,140,0))
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255,140,0))
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26)

}

function marcaPonto(){
  if (posicaoXdaBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (posicaoXdaBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

Link do projeto: https://editor.p5js.org/Nico_Fergui/sketches/IneHV99Wx

2 respostas
solução!

oi Nicole!! na sua função draw logo acima, mostra que vc há 03 funções verificaColisão. Justamente a que não tem parâmetros vc deve comentar!!

//verificaColisaoRaquete();

Bons estudos!!

Era isso mesmo! Valeu mesmo.