Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Bolinha não colide na borda lado oponente

Olá pessoal, Mais uma vez precisando da ajuda de vocês... Depois que importei a biblioteca a bolinha não colide na borda do lado direito do cenário, pior que agora esta acontecendo esse erro com a função que criei também.

Desde já agradeço.

Vejam o codigo:

//Variáveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//Velocidade da Bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//Variáveis da Raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
} 

function mostraBolinha() {
    circle(xBolinha, yBolinha, diametro)
}

function movimentaBolinha() {
    xBolinha += velocidadeXBolinha;
    yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
    if (xBolinha + raio > width ||
        xBolinha - raio < 0) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
    if (yBolinha + raio > height ||
        yBolinha - raio < 0) {
        velocidadeYBolinha *= -1;
    }
}

function mostraRaquete(){
  rect (xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}

function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)){
        yRaquete -= 10;
  }

    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
      yRaquete += 10;

  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
      if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
                         yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&  
                           yBolinha + raio > yRaquete) {
                             velocidadeXBolinha *= -1;
   }
}

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){
  colidiu =
  collideRectCircle(xRaquete,yRaquete,raqueteComprimento,
  raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio);
    if (colidiu){
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}
2 respostas

acho que faltou atribuir valor booleano true a variável "colidiu".

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){
  colidiu = true
  collideRectCircle(xRaquete,yRaquete,raqueteComprimento,
  raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio);
    if (colidiu){
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}
solução!

Jeferson,

Obrigado por sua atenção parceiro... Não foi necessário seguir sua instrução, pois revisando o código com a cabeça mais tranquila percebi que que tinha sintaxe errada, ao corrigi o jogo rodou.

Valeu meu amigo!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software