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Bolinha limitada no quadrado cinza

Minha solução adaptada a do professor, pois a bolinha sumia.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    var taxa = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

        pincel.fillStyle = 'lightgray';
        pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

   function leDoTeclado(evento) {

        if(evento.keyCode == cima) {

            if( y >= 20 ) {y = y - taxa};         

        } else if (evento.keyCode == baixo) {

            if( y <= 380 ) {y = y + taxa};  

        } else if (evento.keyCode == esquerda) {

            if( x >= 20 ) {x = x - taxa};

        } else if (evento.keyCode == direita) {

            if( x <= 580 ) {x = x + taxa};

        }
    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>
1 resposta

É uma boa melhoria, sugiro apenas usar o operador E para não ficar um if dentro do outro. Por exemplo:

        if(evento.keyCode == cima && y >= 20) {
                y = y - taxa;
         }