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Bolinha fica presa na raquete fazendo vários pontos

Boa tarde!

Em alguns momentos a bola fica presa na raquete e a pontuação fica insana de tantos pontos que um dos dois lados ganha.

https://scratch.mit.edu/projects/559129887

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Olá Isabella, como vai?

Esse bug é comum de acontecer mesmo, mas podemos fazer algumas alterações que vão melhorar o funcionamento do seu jogo. Vou te mostrar:

1 - Ajuste no formato da bolinha

Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, por isso pode estar dando alguns erros. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:

  • Primeiro selecione o ator Bolinha, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.

Indicação de como apagar a bolinha

  • Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.

Indicação de como desenhar a bolinha e centralizarVale lembrar que no Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Para centralizar clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e vai melhorar o funcionamento do seu jogo.

2 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar os atores você vai perceber que as raquetes ficaram meio fora do lugar, para ajustar o posicionamento delas precisamos corrigir os valores de x no código de cada uma, ficaria assim:

  • Minha raquete

Indicação da posição de x no ator minha raquete

  • Raquete oponente

Indicação da posição de x no ator raquete oponente

Repare que aqui na raquete oponente precisamos alterar o valor de x nos dois blocos de código pra conseguir funcionar direitinho. Esses valores de -234 e 234 são apenas sugestões que usei testando no seu jogo e ficaram legais, mas você pode alterar e personalizar esses valores como quiser, para isso é só ir arrastando os atores, ver qual valor fica melhor e depois trocar no código, beleza?

3 - Corrigindo a contagem de pontos

Quando acontece da bolinha passar por trás da raquete as vezes ela fica contando vários pontos e isso acaba deixando o placar fora do padrão, para corrigir isso temos 3 opções:

  • Aumentar o tamanho da bolinha;
  • Chegar as raquetes mais pra perto das bordas;
  • Incluir um temporizador na contagem dos pontos.

Geralmente quando fazemos os dois primeiros já costuma resolver, mas se ainda assim tiver contando vários pontos repetidos é só a gente inserir o comando de controle espere 1 seg nos blocos de código das contagens de ponto. Isso fará com que o contador espere 1 segundo antes de contabilizar o próximo ponto e com isso não temos mais pontos repetidos. Ficaria assim:

Inclusão do comando temporizador nos blocos de contagem de pontos

Testa aí essas alterações e depois me fala se deu certo.

Gostei demais do seu jogo e da sua criatividade em trocar as teclas de comando da raquete, essas personalizações são muito legais pra você ir fixando os conceitos e fazendo as alterações seu jogo vai ficar ainda mais legal!

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)