Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Bolinha deveria encostar na raquete e mudar a direção o porém não

Acredito que coloquei os codigos corretamente, porém quando a bolinha encosta em alguma das raquetes ela atravessa e se choca com a parede... Ela não está encostando na raquete e mudando a direção como deveria.... E também os valores de x e y não estão de acordo como deveria.

Link do meu projeto: https://scratch.mit.edu/projects/556084976

5 respostas

Oi, Eduardo! Tudo bem com você?

Observei o seu projeto e percebi que alguns detalhes estão compromentendo o funcionamento do seu jogo.

Desenho dos atores na aba Fantasias

O desenho dos sprites/atores estão descentralizados na área de desenho (a aba fantasia no Scratch). Vou ilustrar melhor na imagem abaixo:

Ator raquete fora distante do centro da área de desenho/fantasia do Scratch

Como podemos observar, a raquete está muito distante do ponto central da área de desenho. Quando isso ocorre, todo o cálculo da lógica do código precisará ser modificado.

Como resolver?

Para resolvermos este problema, podemos centralizar o ator na área de desenho, olha só:

IAtor raquete desenhado no ponto central da área de desenho/fantasia do Scratch

É algo que pode parecer simples mas é super importante para o funcionamento do seu jogo. Você pode até perceber que ao mudar a posição do ator para o centro da área de desenho, a raquete também irá mudar de posição no ambiente de visualização (que é aquela tela ao lado direito, onde podemos testar o jogo).

Você poderia testar e verificar se funciona?

Fico no aguardo!

Um grande abraço e até breve!

Bons estudos!!

solução!

Olá Eduardo, como vai?

Só complementando a resposta da Camila, a bolinha não está tocando na raquete por conta de um código repetido, mas é bem fácil de resolver.

Na parte de colisão das raquetes percebi que você acabou incluindo um sensor tocando em a mais e por isso acabou não identificando quando a bolinha toca nas raquetes. Para corrigir é só retirar esse sensor a mais ficando somente os sensores tocando em raquete 1 e tocando em raquete oponente, ficaria assim:

Indicadores dos sensores de colisão

Prontinho! Depois de fazer essa alteração e a que a Camila falou você já vai ter seu joguinho com os posicionamentos corrigidos e tocando na raquete. Testa aí e depois fala pra gente se funcionou.

A medida que você for avançando nas aulas vai aprendendo outros comandos pra melhorar seu código e deixar seu jogo ainda mais bacana.

Espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

Gente voces me ajudarammm demais!!! Muito obrigadooo

Gente voces me ajudarammm demais!!! Muito obrigadooo

Gente voces me ajudarammm demais!!! Muito obrigadooo