4
respostas

Bolinha bate varias vezes na raquete

A minha bolinha quando toca a raquete fica quicando nela varias vezes ate sair, não estou localizando o problema, segue o link https://scratch.mit.edu/projects/553768243

4 respostas

Também estou com este problem e não consigo resolver. Já tentei várias soluções mas nada funciona. Também tive o mesmo problema no Scratch

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-bolinha-presa-na-raquete-do-oponente-149248

Consegui resolver vendo esse tópico Retire o contorno da bolinha e depois centralize ela na imagem

agora piorou, nem o primeiro passo ta dando certo mais, já fiz e refiz varias vezes igual ao video mas sempre da errado, infelizmente vou ter que pular esse curso pq não ta dando pra completar já que meu scratch ta bugado

Olá Eddy, como vai?

Esse problema está acontecendo por dois motivos, formato da bolinha e centralização dos atores, mas é bem simples de resolver. Vou te mostrar o que você pode fazer:

1 - Ajuste no formato da bolinha

Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, por isso pode estar dando alguns erros. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:

  • Primeiro selecione o ator Bolinha, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.

Indicação de como excluir a bolinha

  • Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.

Indicação de criação de nova bolinha

2 - Centralização da bolinha e das raquetes

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esse bug pode ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.

  • Clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem, conforme abaixo:

Indicação de centralização da bolinha

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

3 - Ajuste no posicionamento das raquetes

Agora você vai perceber que a raquete mudou completamente de lugar. Como alteramos a centralização dos atores precisamos arrumar o posicionamento da raquete também colocando o x com valor -230. Ficaria assim:

Alteração do valor de x da posição da raquete

Aqui eu usei o valor -230 pois foi o que testei e achei que ficou bacana. Mas você pode personalizar se quiser, basta arrastar a raquete pra posição que você achar melhor e depois trocar o valor de x no código, beleza?

Pronto, depois dessas alterações seu jogo volta a funcionar como o esperado. Testa aí e depois me fala se deu certo.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui pelo fórum. Bons estudos =)