Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Bolinha bate e volta na mesma raquete, não atravessa o cenário

O problema já ocorria quando foi criado a primeira raquete, mas após retornar uma vez ela atravessava o cenário, agora ela fica ricocheteando na mesma raquete. Preciso de ajuda

https://scratch.mit.edu/projects/549300640/editor/

9 respostas

Olá Raimundo, como vai?

Vamos lá, primeiro preciso que você habilite o compartilhamento do seu projeto preu conseguir ver seu código e te ajudar a descobrir o que está acontecendo.

Pra fazer isso é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Barra superior do scratch assinalando o botão de compartilhar

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar a solucionar o problema que está acontecendo.

=)

Oi Jenifer, não está aparecendo esse botão de compartilhar na barra superior. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Raimundo, isso geralmente acontece quando você ainda não confirmou seu email no Scratch.

Vai lá no canto superior direito e clica onde está escrito seu nome de usuário (Paladio46), depois em Configurações de conta e em seguida em E-mail. Aí vai aparecer seu email e a informação se falta verificação e você pode também reenviar o email para confirmar a conta.

Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.

Testa aí e qualquer dúvida é só mandar por aqui. =)

Olá Raimundo,

Esse link que você mandou é de onde ficam suas criações no Scratch e eu não tenho acesso por ser uma área privada da sua conta.

Para compartilhar seu projeto você precisa copiar o link de compartilhamento específico dele, clicando no botão Copie o link na tela que aparece após clicar no botão de Compartilhar, conforme o exemplo abaixo do meu projeto.

indicação do botão copiar link na área de projetos compartilhados

Se já tiver compartilhado o projeto antes é só abrir o projeto que vai aparecer a tela da imagem acima, aí você clica no botão Copiar o link e é esse link que você vai colar aqui pra que a gente consiga ver seu projeto, beleza?

=)

Oi Jeniffer, me desculpe, agora acho que consegui https://scratch.mit.edu/projects/549300640

solução!

Vamos lá Raimundo, já sei o que aconteceu.

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esse bug ocorreu pois os atores (bolinha e raquetes) foram desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.

• No seu projeto selecione a bolinha e depois vá na aba Fantasias

indentificação de clique no ator bolinha e depois na aba fantasias

• Depois clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.

indicação de selação da bolinha na área de desenho e alinhamento do centro dela com o centro da área de desenho

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

Depois de fazer esse processo de centralizar os atores você vai precisar revisar as posições x e y das raquetes para que elas possam ficar na mesma posição. Vou deixar abaixo uma sugestão de como você pode fazer:

• No ator "Minha raquete" você pode colocar o x na posição -230 e o y na posição 0 para ficar centralizado:

código de posicionamento da bolinha com x=-230 e y=0

• No ator "Raquete oponente" você pode colocar o x na posição 230 e o y na posição 0 também para centralizar. Lembrando que aqui é preciso trocar os valores de x nas duas instruções de posição:

código de posicionamento da bolinha com x=230 e y=0

Esses valores são só uma sugestão, você pode personalizar a posição do eixo x como preferir, fazendo esses ajustes vai funcionar direitinho. Testa aí e me fala se deu certo.

Espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

Olá Jeniffer, resolveu, obrigado!

Ahhh fico feliz demais que tenha funcionado, Raimundo! =)

Se você quiser, pode marcar a resposta que te ajudou a resolver o problema como solução clicando no botão "marcar como solução" logo abaixo da resposta. Isso pode ajudar outros alunos a acharem mais fácil uma solução aqui no fórum se tiverem essa mesma dúvida.

Ah e quando finalizar seu jogo, se quiser, coloca aqui no fórum com o link pra gente jogar e se divertir também!

Bons estudos e qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum =)