1
resposta

Autoestima

Quando tento fazer uma avaliação sobre a minha autoestima eu tenho alguns pensamentos que me fazem crer que ela é “volátil”. Ou seja, as vezes ela está bem alta e me deixa relaxado e confiante. Em outras situações, pessoais ou profissionais, concluo que a autoestima está baixa. Ai, parando para pensar nesse exercício sugerido na aula, tenho a impressão de que autoestima é coisa que não é “flat’ e nem constante. Mas isso, tem que acender um sinal de alerta para que em momentos de baixa autoestima eu procure refletir o porque ela apareceu e o que eu preciso fazer para vivenciar a situação que me levou a ela sem tantas cobranças sobre mim mesmo.

1 resposta

Oi Valdir, tudo bem?

Entendo perfeitamente o que você está passando. A autoestima realmente pode ser bastante volátil e variar conforme as situações que enfrentamos no dia a dia. Isso é algo comum e não necessariamente um sinal de alerta, mas sim uma oportunidade para autoconhecimento e crescimento pessoal.

Quando você percebe que sua autoestima está baixa, é importante tentar identificar os gatilhos que levaram a essa sensação. Pergunte-se: "O que aconteceu para eu me sentir assim?" ou "Quais pensamentos estão me incomodando agora?". Esse exercício de reflexão pode ajudar a entender melhor suas emoções e a trabalhar nelas.

Por exemplo, se você teve um dia difícil no trabalho e se sentiu incompetente, tente lembrar de momentos em que você foi bem-sucedido e reconhecido por suas habilidades. Isso pode ajudar a equilibrar a percepção negativa e reforçar a confiança em si mesmo.

Além disso, lembre-se de ser gentil consigo mesmo. Todos nós temos altos e baixos, e é importante não se cobrar demais. Pratique a autocompaixão e reconheça suas conquistas, por menores que pareçam.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!