Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Autoavaliação – Mapeamento de tendências de comportamento

Considero a empatia uma habilidade importante na minha forma de liderar. Procuro compreender diferentes perspectivas e contextos antes de formar uma opinião ou tomar uma decisão, buscando equilibrar as necessidades das pessoas com responsabilidades, compromissos e resultados. Ao longo da experiência, aprendi que situações semelhantes podem ser percebidas de maneiras distintas e, por isso, ouvir antes de concluir contribui para decisões mais equilibradas. Também entendo que empatia não significa ausência de cobrança, mas a capacidade de compreender o outro sem perder de vista o propósito coletivo.

Nas relações interpessoais, procuro atuar com diálogo, respeito, confiança e transparência. Minha experiência reforçou a importância de adaptar a comunicação aos diferentes públicos e contextos, mantendo clareza e coerência. Também compreendi que relações profissionais consistentes não dependem da ausência de divergências, mas da capacidade de tratá-las de forma construtiva, transformando diferentes pontos de vista em melhores decisões e soluções.

A escuta ativa complementa essas duas competências e exige exercício constante. Procuro ouvir diferentes perspectivas, fazer perguntas e compreender melhor o contexto antes de apresentar respostas. Reconheço que a experiência pode levar à antecipação de soluções e, por isso, busco fazer com que meu repertório amplie minha capacidade de análise sem reduzir minha disposição para ouvir. Nem sempre liderar significa ter uma resposta imediata; muitas vezes, significa organizar perspectivas, fazer boas perguntas e construir caminhos mais consistentes em conjunto.

2 respostas

Olá Luis Fernando, como vai?

Obrigada por compartilhar sua autoavaliação aqui no fórum. É uma reflexão bem honesta e madura sobre liderança.

O que mais chamou atenção foi a distinção que você trouxe: empatia não é ausência de cobrança. Essa é uma das confusões mais comuns em contextos de liderança e você não só identificou o equilíbrio como demonstrou já aplicá-lo na prática, integrando escuta ativa, comunicação adaptada e tomada de decisão coletiva.

A observação sobre como a experiência pode levar à antecipação de soluções também é um ponto de autoconhecimento valioso. Reconhecer esse risco é o primeiro passo para não cair nele.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

A auto avaliação é fundamental para o crescimento, pois mantemos a lucidez e busca constante de aprendizado e melhorias, kaizen.
Soltar iscas no time é interessante para saber como as pessoas te veem, quem é você quando ninguém está vendo.
Perceber como as pessoas te enxerga também faz parte de auto avaliação.
Abraço e vamos pra cima!