Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como diferenciar se estou em um momento de mentalidade fixa ou apenas um limite real?

Como diferenciar se estou em um momento de mentalidade fixa ou apenas um limite real? um exemplo: estou aprendendo uma habilidade nova e estou com muita dificuldade. A mentalidade de crescimento diz para persistir, mas como saber a hora de insistir e ahora de reconhecer que talvez nao seja o caminho certo para mim.

1 resposta
solução!

Oii, Glaudiana! Como vai?

Obrigada por compartilhar sua dúvida.

Uma forma prática de separar as duas coisas é olhar para três sinais:

1. O que a dificuldade está dizendo sobre você

Mentalidade fixa fala em identidade: "não tenho talento pra isso", "meu cérebro não funciona assim". Limite real fala em condições: "não tenho tempo hoje", "isso exige uma base que eu não tenho e levaria dois anos", "não gosto do dia a dia dessa habilidade". A primeira é um julgamento sobre sua capacidade; a segunda é uma constatação sobre contexto e prioridade. Se você tirar a palavra "eu sou" da frase e ela desmorona, provavelmente é mentalidade fixa.

2. Se existe evolução, mesmo pequena

Dificuldade não é o mesmo que estagnação. Vale comparar você de hoje com você de trinta dias atrás, não com quem já domina o assunto. Se coisas que travavam antes hoje saem com menos esforço, você está aprendendo, está só na parte desconfortável da curva. Se depois de tentativas variadas (métodos diferentes, não a mesma tentativa repetida) nada se moveu, aí sim vale investigar se falta um pré-requisito ou se o método está errado.

3. Custo de oportunidade, não capacidade

Essa é a distinção mais útil e a que menos gente faz. A pergunta certa quase nunca é "eu consigo?", é "vale a pena eu gastar esse tempo aqui em vez de em outra coisa?". Quase tudo é aprendível com tempo suficiente; o que é finito é o tempo. Desistir porque a habilidade não conecta com o que você quer construir é uma decisão estratégica legítima. Desistir porque doeu é outra coisa.

Um teste que costuma resolver: imagine que você já dominasse essa habilidade, sem esforço nenhum. Você a usaria com prazer? Se a resposta é sim e a única barreira é o caminho até lá, insista. Se a resposta é "nem tanto", o problema nunca foi mentalidade, você só estava perseguindo algo que não era seu.

Ah, e vale lembrar: parar agora não é definitivo. Muita gente volta a uma habilidade três anos depois, com mais maturidade ou mais motivo, e aprende em um terço do tempo.

Isso te ajuda a clarear as diferenças?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!