Oii, Glaudiana! Como vai?
Obrigada por compartilhar sua dúvida.
Uma forma prática de separar as duas coisas é olhar para três sinais:
1. O que a dificuldade está dizendo sobre você
Mentalidade fixa fala em identidade: "não tenho talento pra isso", "meu cérebro não funciona assim". Limite real fala em condições: "não tenho tempo hoje", "isso exige uma base que eu não tenho e levaria dois anos", "não gosto do dia a dia dessa habilidade". A primeira é um julgamento sobre sua capacidade; a segunda é uma constatação sobre contexto e prioridade. Se você tirar a palavra "eu sou" da frase e ela desmorona, provavelmente é mentalidade fixa.
2. Se existe evolução, mesmo pequena
Dificuldade não é o mesmo que estagnação. Vale comparar você de hoje com você de trinta dias atrás, não com quem já domina o assunto. Se coisas que travavam antes hoje saem com menos esforço, você está aprendendo, está só na parte desconfortável da curva. Se depois de tentativas variadas (métodos diferentes, não a mesma tentativa repetida) nada se moveu, aí sim vale investigar se falta um pré-requisito ou se o método está errado.
3. Custo de oportunidade, não capacidade
Essa é a distinção mais útil e a que menos gente faz. A pergunta certa quase nunca é "eu consigo?", é "vale a pena eu gastar esse tempo aqui em vez de em outra coisa?". Quase tudo é aprendível com tempo suficiente; o que é finito é o tempo. Desistir porque a habilidade não conecta com o que você quer construir é uma decisão estratégica legítima. Desistir porque doeu é outra coisa.
Um teste que costuma resolver: imagine que você já dominasse essa habilidade, sem esforço nenhum. Você a usaria com prazer? Se a resposta é sim e a única barreira é o caminho até lá, insista. Se a resposta é "nem tanto", o problema nunca foi mentalidade, você só estava perseguindo algo que não era seu.
Ah, e vale lembrar: parar agora não é definitivo. Muita gente volta a uma habilidade três anos depois, com mais maturidade ou mais motivo, e aprende em um terço do tempo.
Isso te ajuda a clarear as diferenças?
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!