Aqui está minha autoavaliação após 15 anos de experiência em liderança:
1ª habilidade: A empatia
Sua resposta: Ao longo da minha carreira, desenvolvi uma sólida capacidade de empatia, o que se reflete na minha habilidade de compreender as perspectivas dos outros e estabelecer relações de confiança e segurança. Essa competência tem sido fundamental para liderar equipes de forma eficaz, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo.
Comentário 1: A empatia tem sido um diferencial nas minhas interações diárias, permitindo-me antecipar as necessidades da equipe e agir proativamente para oferecer suporte. A confiança mútua resultante contribui significativamente para o engajamento e a coesão do grupo.
Comentário 2: Identifiquei que, ao aplicar a empatia em situações desafiadoras, consigo lidar mais eficazmente com conflitos e encontrar soluções que beneficiem a todos. Isso fortalece a coesão da equipe e a satisfação no ambiente de trabalho.
Aprendizados: A contínua prática da empatia reforçou a importância de compreender as nuances individuais dentro da equipe. A adaptação desse entendimento tem sido crucial para aprimorar meu estilo de liderança.
2ª habilidade: Relação interpessoal
Sua resposta: Ao longo dos anos, desenvolvi uma habilidade natural para estabelecer relações interpessoais sólidas e significativas. Isso se traduz em uma facilidade para interagir com diferentes públicos, desde colaboradores até a alta gerência, resultando em relações de confiança que são fundamentais para o sucesso da equipe e da organização como um todo.
Comentário 1: A construção de relações de confiança se tornou uma marca distintiva do meu estilo de liderança. Isso não só facilita a comunicação, mas também contribui para um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
Comentário 2: Ao lidar com diferentes públicos, percebi a importância de adaptar minha abordagem para atender às necessidades específicas de cada grupo. Essa flexibilidade fortalece a eficácia das minhas relações interpessoais.
Aprendizados: Aprimorar minhas habilidades de relação interpessoal envolveu um contínuo processo de compreensão das dinâmicas de equipe e aprimoramento da minha capacidade de influenciar positivamente os diferentes stakeholders.
3ª habilidade: Escuta ativa
Sua resposta: A capacidade de praticar a escuta ativa tem sido uma ferramenta valiosa em minha trajetória profissional. Ouvir atentamente, sem julgamentos, tem permitido estabelecer diálogos construtivos, promovendo uma comunicação aberta e eficaz.
Comentário 1: A escuta ativa se mostrou crucial para compreender as preocupações e ideias da equipe. Isso não apenas fortalece a confiança, mas também facilita a resolução de problemas de forma colaborativa.
Comentário 2: Identifiquei que a prática da escuta ativa não se limita apenas à comunicação verbal. Compreender os sinais não verbais e as entrelinhas contribui para uma compreensão mais profunda das necessidades e expectativas da equipe.
Aprendizados: A evolução da minha capacidade de escuta ativa envolveu uma consciência constante da importância de dar espaço para todas as vozes e garantir que todos se sintam ouvidos e valorizados. Essa habilidade continuará a ser aprimorada à medida que busco uma comunicação ainda mais eficaz.