1
resposta

Ausência de configurações relacionadas VPC, SUBNET, SECURITYGROUP e INTERNET GATEWAY

Olá,

Eu segui todos os passos no console AWS, entretanto, sempre estava recebendo connection timeout ao tentar fechar conexão SSH. Eu cheguei a conferir algumas vezes se tinha feito o mesmo processo explanado nas aulas para ter certeza que segui tudo corretamente!

Eu já reportei anteriormente a ausência de VPC e SUBNET, porém, ainda faltam configurações no arquivo .tf.

Eu levei algum tempo para conseguir resolver o problema. Só consegui obtendo informação da internet e descobri que este módulo está faltando configuração de VPC, Subnet, Security Group e Internet Gateway.

Minha observação é que, a configuração abordada no vídeo para fechar conexão SSH está desatualizada (usou o antigo portal AWS e antigas regras) e está faltando informações complementares. Acabou que me impediu em focar no aprendizado apenas de IaaC.

Em resumo: para resolver o problema, tive que primeiro criar recursos manualmente no console AWS para descobrir os problemas de não fechar conexão SSH e agora, vou ter que descobrir como inserir configurações de Security Group, VPC, etc no arquivo .tf.

Na minha opinião: o módulo precisa ser revisitado e ensinar a criar recursos por ordem, deixando o recurso de EC2 por último OU ensinar a criar EC2 por fases, considerando configurações Security Group, VPC, Subnet e Internet Gateway.

Obrigado, Thiago

1 resposta

Ola Thiago, tudo bem?

O problema que você encontrou é por falta de uma VPC padrão, o que é bem esquisito, mas ela pode ser recriada seguindo a documentação da AWS aqui https://docs.aws.amazon.com/pt_br/vpc/latest/userguide/default-vpc.html#create-default-vpc

Espero ter ajudado, continue se esforçando e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software