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Aumentando da dificuldade do tiro ao alvo

Estou tentando aumentar a dificuldade do tiro ao alvo e implementei o código a seguir:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
// DECLARAÇÃO/INICIALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS GLOBAIS
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    var xAleatorio;
    var yAleatorio;
    var intervalo = 1600;
    var raio = 10;    

    pincel.fillStyle = 'white';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

// DECLARAÇÃO DE FUNÇÕES    
    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function desenhaAlvo(x, y){
        desenhaCirculo(x, y, raio + 20, 'red'); // maior c?rculo
        desenhaCirculo(x, y, raio + 10, 'white');
        desenhaCirculo(x, y, raio, 'red'); // menor circulo
    };

    function sorteiaPosicao(maximo){
        return Math.floor(Math.random() * maximo);
    };

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

       // lógica de acerto
        if ((x > xAleatorio - raio) 
            && (x < xAleatorio + raio)
                && (y > yAleatorio - raio) 
                    && (y < yAleatorio + raio)) {

            alert('Acertou');
            intervalo = intervalo - 200;
            console.log(intervalo);    
        }
    }

    function atualizaTela(){
        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
    }

// EXECUÇÃO DO PROGRAMA
    tela.onclick = dispara;
    setInterval(atualizaTela, intervalo);
    console.log(intervalo);

</script>

Criei uma variável chamada intervalo e a utilizei no comando setInterval.A minha ideia é aumentar a velocidade do alvo toda vez que o mesmo e atingido.

Não funcionou. :(

Alguém sabe me dizer qual a razão?

5 respostas

O que exatamente não funcionou Marcio? A velocidade não aumentou? O programa não rodou?

A velocidade não aumentou. Fiz duas checagens da variável (console.log). A primeira quando subtraio 200 da mesma, e a segunda logo após o setInterval.

Na primeira a variável foi decrementada, mas na segunda o mesmo não acontece.

solução!

O problema é que você não consegue alterar a velocidade de um setInterval dinamicamente (durante sua execução). A solução seria fazer o seguinte:

var loop = setInterval(atualizaTela, intervalo);

No momento do acerto, faça:

intervalo = intervalo - 200;
clearInterval(loop); //encerra loop atual
loop = setInterval(atualizaTela, intervalo); //inicia novo loop

Veja se funciona bem. Abraços.

Funciona perfeitamente. Agora consegui dar um conceito de "fases" para o jogo.

Obrigado.

Disponha Marcio!