Uma marca que pra mim é referência quando falamos em lembrar de algo é a coca cola quando, realmente transformou o rótulo da fanta laranja em coca cola pra dizer "essa coca cola é fanta". Achei incrível que compraram a ideia do mercado.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Uma marca que pra mim é referência quando falamos em lembrar de algo é a coca cola quando, realmente transformou o rótulo da fanta laranja em coca cola pra dizer "essa coca cola é fanta". Achei incrível que compraram a ideia do mercado.
Oi Tainá, muito bom!
Quando estudei marketing, uma marca queridinha que estudamos que fez um belo trabalho de reposionamento de marca foi as Havaianas.
HAVAIANAS — TODO MUNDO USA
Até 1993, havia apenas um modelo de alpargatas. Naquela época, o produto era voltado ao consumidor de baixa renda e poderia ser encontrado em apenas três cores. Por isso, o público-alvo começou a ter vergonha de usar as sandálias, associadas à falta de dinheiro.
O crescimento da marca Rider — que contava com uma boa estratégia de marketing — e da pirataria das sandálias levou a Havaianas a um período financeiro crítico. A única forma de sobreviver era não só reconquistar as classes baixas, como garantir uma mudança de posicionamento que elevasse o status dos chinelos.
Então, em 1994, surgiram as havaianas top, com 40 opções de cores e três vezes mais caras que as originais. Para convencer o consumidor, propagandas protagonizadas por celebridades veiculavam em todas as mídias, ajudando a elevar o valor da marca. Não demorou para que a classe média aderisse em peso ao uso das sandálias.
O resultado não poderia ser melhor: a empresa se restabeleceu como líder de mercado e até hoje é considerada um exemplo de reconstrução de marca a nível mundial.
Inclusive, eu costumo levar de presente para minhas amigas de fora do Brasil pares de havaianas e elas piram! Rs!