Uma marca que pra mim é referência quando falamos em lembrar de algo é a coca cola quando, realmente transformou o rótulo da fanta laranja em coca cola pra dizer "essa coca cola é fanta". Achei incrível que compraram a ideia do mercado.
Uma marca que pra mim é referência quando falamos em lembrar de algo é a coca cola quando, realmente transformou o rótulo da fanta laranja em coca cola pra dizer "essa coca cola é fanta". Achei incrível que compraram a ideia do mercado.
Oi Tainá, muito bom!
Quando estudei marketing, uma marca queridinha que estudamos que fez um belo trabalho de reposionamento de marca foi as Havaianas.
HAVAIANAS — TODO MUNDO USA
Até 1993, havia apenas um modelo de alpargatas. Naquela época, o produto era voltado ao consumidor de baixa renda e poderia ser encontrado em apenas três cores. Por isso, o público-alvo começou a ter vergonha de usar as sandálias, associadas à falta de dinheiro.
O crescimento da marca Rider — que contava com uma boa estratégia de marketing — e da pirataria das sandálias levou a Havaianas a um período financeiro crítico. A única forma de sobreviver era não só reconquistar as classes baixas, como garantir uma mudança de posicionamento que elevasse o status dos chinelos.
Então, em 1994, surgiram as havaianas top, com 40 opções de cores e três vezes mais caras que as originais. Para convencer o consumidor, propagandas protagonizadas por celebridades veiculavam em todas as mídias, ajudando a elevar o valor da marca. Não demorou para que a classe média aderisse em peso ao uso das sandálias.
O resultado não poderia ser melhor: a empresa se restabeleceu como líder de mercado e até hoje é considerada um exemplo de reconstrução de marca a nível mundial.
Inclusive, eu costumo levar de presente para minhas amigas de fora do Brasil pares de havaianas e elas piram! Rs!