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Aula 03 - Projeto prático: Coerência dos OKRs

Boa noite professor, notei que ao usar o exemplo de se tornar um bom profissional de Data Science, utilizou nos KRs ações.

  1. Ler x livros
  2. Fazer tais cursos
  3. Tirar x certificações

Mas um pouco antes, nas aulas anteriores, citou que devemos evitar que os KRs digam o que deve ser feito. Pois as iniciativas / ações são hipóteses do que pode dar certo. Gostaria de entender melhor sobre a aula e o motivo de tal definição de OKR.

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Fellipe, boa noite! KRs são sempre hipóteses também. Acreditamos que o atingimento das metas (numéricas) expressas pelas KRs contribuam para o objetivo associado. O que não devemos fazer é focar de maneira "acomodada" em ações que, hipoteticamente, permitem o atingimento das KRs. No exemplo citado, imagine que para a KR 3 coloquemos como ação "estudar todas as manhãs e tardes". Se estudarmos todas as manhãs e tardes e ficarmos tranquilos com o fato de que com isto atingiremos a KR, aí está a crença cega na ação que devemos evitar. Alguém poderia pensar: "está tudo certo - estou estudando todas as manhãs e tardes com isto as certificações virão". Isto pode não ocorrer. Percebeu que esta hipótese é que pode estar errada, não a busca pela obtenção de certificações expressa na KR 3 em si?