2
respostas

Atributo "Item Legal"

Fiquei pensando em como encaixar quando estiver falando quando uma determinada feature atende uma demanda legal. Por vezes no meu dia a dia temos entregas que muitas vezes nao agradam tanto o usuário, nao é muito rentavel, pode ser complexa e precisa atender algum requisito legal (Banco Central por exemplo). Faz sentido termos esse tipo de atributo?

2 respostas

Oi Caroline, tudo bem?

Entendo que seja importante você levantar essa questão para alinhar expectativas com as partes, pois mesmo sendo uma entrega de baixo valor (no sentido de não agradar o/a cliente), ela foi priorizada, pois o não cumprimento de alguma diretriz/norma pode trazer prejuízo para a organização.

No seu caso, Caroline, se o requisito legal for obrigatório geralmente não se tem muita escolha durante a priorização, já que muitas vezes são pré-requisitos para levar algo para o ar.

Neste sentido, minha sugestão seria focar a discussão na complexidade técnica dos itens, buscando possibilidades de flexibilizar a implementação de uma forma que leve para o ar mais rapidamente. Na aula de priorização "risco e valor" o professor sugeriu priorizar os itens de maior risco (aqui pela perspectiva da complexidade técnica) por primeiro, uma vez que podem inviabilizar o negócio.

Quanto a criação de um parâmetro específico para requisitos legais: pelo o que entendi cada parâmetro é mensurável (valor, esforço e experiência) e creio que seria estranho considerar o quanto algo é "mais ou menos legal" durante uma priorização, visto que este parâmetro é geralmente uma determinação binária (obrigatório sim/não).