Tudo bem.
Então Henrique, depois de pesquisar mais sobre a questão acabei achando uma forma de fazer com que o personagem não mais atravessasse paredes nos cantos. Não sei se se isso tem alguma outra implicação ou se isso está relacionado com a versão do Unity já que estou fazendo o curso em 2020 com a versão de 2020 e a versão do curso é mais antiga. Mas aqui vai o que foi feito. No lugar de usar o método MovePosition do Rigidbody passei a usar o .velocity, então o trecho de código ficou assim:
No lugar de:
componenteFisica.MovePosition(componenteFIsica.position + (direcao.normalized * Velocidade * Time.fixedDeltaTime));
Usei:
componenteFisica.velocity = direcao.normalized * Velocidade;
Quando isso é feito a física fica um pouco mais "realista" então o personagem não desliza mais nas paredes ao fazer movimento diagonal. Para que ele deslizasse um pouco coloquei um Material de física no collider dele e diminui o atrito.
Me baseei nos seguinte tópicos para fazer as mudanças:
https://www.reddit.com/r/Unity3D/comments/6f9z0q/player_rigidbody_passes_through_walls_when_moving/
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rigidbody.MovePosition.html
Se tiver alguma observação a acrescentar agradeço.