Eu nunca vi ninguém organizar dessa forma um projeto em React. Geralmente nos assets guardamos as imagens, animações, fontes. E eu acho que colocar os index.js em cada componente fica meio verboso.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu nunca vi ninguém organizar dessa forma um projeto em React. Geralmente nos assets guardamos as imagens, animações, fontes. E eu acho que colocar os index.js em cada componente fica meio verboso.
Oi Gustavo!
O React é uma biblioteca pra criação de interfaces gráficas e somente isso. A decisão de como estruturar um projeto React é totalmente do desenvolvedor ou da equipe de desenvolvedores. Tem projetos que utilizam uma pasta src e tudo relacionado à código vai ali dentro, outros projetos criam os components direto na raiz, outros criam pastas só para a definição de temas, imagens etc.
No final o que importa é o que você e/ou seu time acham melhor/mais fácil de entender. Barrels são interessantes quando queremos centralizar as exportações de um "módulo". Concordo com você que criar um arquivo só pra isso é mais trabalhoso, mas é o preço que se paga para padronização do import/export.
O Next.js é um framework construído em cima do React que para funcionar corretamente precisa de arquivos de configurações a mais e uma estrutura de pastas mais específica como por exemplo: arquivos estáticos como imagens devem estar dentro da uma pasta public e as rotas da aplicação devem estar dentro da pasta pages. Entretanto, você é livre pra criar seus componentes da maneira que achar melhor.
O Angular é outro framework que te diz exatamente como a estrutura de pastas deve ser criada para que ele funcione corretamente.
Na minha opinião, essa flexibilidade é um dos fatores atrativos do React, pois cada dev/time de devs tem uma arquitetura de pastas de preferência.
Durante o curso é recomendado que você siga as instruções do professor, mas se você tiver experiência o suficiente para conseguir adaptar o que o professor ensina com o que você prefere, ótimo!
Espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida pode postar aqui!