Olá, Carlos! Tudo bem?
O mercado de trabalho na área de tecnologia está realmente aquecido, de maneira geral. É possível observar realmente que não há uma exigência de ter formação superior específica. Atualmente, você pode adquirir experiência com cursos complementares e aplicar em projetos pessoais, montar seu portfólio, e se atualizar constantemente sem necessariamente cursar o ensino superior.
Porém, ao meu ver, as universidades tem sim um grande valor, e podem facilitar o seu caminho de aprendizagem. O aprendizado a partir da universidade serve como uma base que posteriormente você pode complementar constantemente, e neste quesito há sim muita relevância se aprofundar em cursos complementares e projetos pessoais.
Na área de T.I, observamos pessoas que vieram de diferentes áreas e que fazem a transição de carreira, e não necessariamente tenham uma graduação em cursos de tecnologia especificamente, mas ainda sim possuem ensino superior em áreas similares ou possuem cursos e complementam devidamente seu conhecimento na área.
Sobre este tema, recomendo que assista o episódio "Educação em Dados e Machine Learning", do podcast Hipsters Ponto Tech, que aborda esta discussão sobre ensino superior no mundo da tecnologia, mesmo sendo mais voltado para a área de dados especificamente, ainda sim fornece um bom panorama sobre o tema.
Sobre o mercado de trabalho, recomendo dar uma olhada no relatório State of Data Brazil 2021 desenvolvido pela equipe da comunidade Data Hakers, que mapeou o mercado de Dados no Brasil colhendo informações de 2.645 profissionais de todo o país. Neste relatório há um tópico específico voltado à formação e experiência das pessoas. Alguns insights interessantes desta pesquisa:
"Os profissionais da área de dados no Brasil possuem alto nível de instrução formal, com alto índice de pós-graduados no total de respondentes (50%). Entre os níveis de cargo, mesmo no nível júnior, 26,9% dos respondentes possuem algum tipo de pós-graduação. Parte desse fenômeno pode ser explicado por profissionais que buscam maior grau de instrução antes de entrar no mercado de trabalho ou que migram de outras áreas para a de dados e assumem nível júnior de cargo." (DATA HACKERS, 2021)
"Quanto à área de formação, destaca-se a predominância de áreas relacionadas a TI e Engenharia (43,8% e 23,7% do total de respondentes, respectivamente), com maior concentração em TI, principalmente para os níveis sênior e de gestão. Além de cursos relacionados à área de exatas, destacam-se cursos relacionados às áreas de Administração, Economia, Contabilidade e Finanças (14,4% do total de respondentes) e outros cursos relacionados a Marketing e Comunicação e à Área da saúde e biológicas". (DATA HACKERS, 2021).
Alguns resultados:
Fonte: https://www.stateofdata.com.br/_files/ugd/e99c65_97b434ed9f1b40bdb3312fccc8cb8bd7.pdf
Vale ressaltar que esta pesquisa é específica da área de Dados, podem existir outros resultados para outras áreas de T.I, mas já é interessante para termos um panorama sobre o assunto.
Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.
Abraços e bons estudos!