1
resposta

As colunas criadas com o DAX estão em inglês sendo que meu BI esta configurado para português

Bom dia pessoal, Estou aqui acompanhando os exercícios junto com o instrutor, e fiz aqui a mesma formula que ele usou:

Tabela Calendário = 
    ADDCOLUMNS(
        CALENDARAUTO(),
        "Dia num", DAY([date]),
        "Dia nome", FORMAT([date], "dddd"),
        "Dia da Semana", WEEKDAY([date]),
        "Semana Num", WEEKNUM([date]),
        "Mês Num", MONTH([date]),
        "Mês Nome", FORMAT([Date], "mmm"),
        "Trimestre", QUARTER([Date]),
        "Ano", YEAR([Date])
    )

O engraçado é que a coluna do [date] esta em português aqui, mas as novas colunas criadas com base no [date] ficam com o nome da semana e do mês em inglês. Entrei nas opções de configuração do BI Desktop e já estava tudo configurado para português, tentei mudar algumas coisas e mesmo assim nada.

Não que seja um problema para mim a questão do idioma, mas o que coloco em produção precisa estar em português por conta de nossos usuários e se isso acontecer lá teria que resolver isso.

Obviamente pensei em algumas gambiarras com o PowerQuery substituindo os nomes para português (que seria minha alternativa se estivesse com pressa em prod) mas gostaria de saber a forma 'oficial' e simples de resolver isso.

Obrigado!

1 resposta

Bom dia Jillsea! passa o locale como argumento do FORMAT :

Tabela Calendário = 
    ADDCOLUMNS(
        CALENDARAUTO(),
        "Dia num", DAY([date]),
        "Dia nome", FORMAT([date], "dddd","pt-BR"),
        "Dia da Semana", WEEKDAY([date]),
        "Semana Num", WEEKNUM([date]),
        "Mês Num", MONTH([date]),
        "Mês Nome", FORMAT([Date], "mmm"),
        "Trimestre", QUARTER([Date]),
        "Ano", YEAR([Date])
    )

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software