Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Artigo “9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

Interessante, pelo estudo da Michael Page “A falta de gestão de tempo, autocontrole e resistência a mudanças estão no topo das deficiências comportamentais que resultam na dispensa do empregado.”

Geralmente, visamos ter 100% do conhecimento técnico, porém o comportamental levará a voos mais altos.

2 respostas
solução!

Olá, Gabrielle!

Você levantou uma questão muito relevante. A competência técnica é muito importante, sem dúvida, mas as habilidades comportamentais têm ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho.

O estudo da Michael Page que você citou é um exemplo claro disso. Isso acontece porque, enquanto o conhecimento técnico pode ser adquirido com estudo e prática, as habilidades comportamentais geralmente requerem um trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal mais profundo.

Por exemplo, a gestão de tempo não é apenas sobre organizar suas tarefas do dia, mas também sobre entender suas prioridades, saber dizer não quando necessário e equilibrar trabalho e vida pessoal. Já o autocontrole envolve gerenciar suas emoções em situações de estresse, o que pode ser um grande desafio em ambientes de trabalho competitivos. E a resistência a mudanças, por sua vez, pode ser um obstáculo em um mundo que está sempre evoluindo e exigindo novas habilidades.

Portanto, é fundamental que, além de buscar o aperfeiçoamento técnico, você também invista no desenvolvimento dessas e de outras habilidades comportamentais. Isso pode ser feito por meio de leituras, cursos, terapia, coaching, práticas de mindfulness, entre outras estratégias.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Professora!

Que ajuda! Muito obrigada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software