Boa tarde Pedro,
Na verdade funciona assim, quando você criou uma coluna auto incremental para ser a chave primária, ela vai por padrão iniciar em 1. Então criou um registro, o id vai com 1. No segundo vai com 2, o terceiro com 3, etc.
Ai você exclui o registro que tinha id 1.
O próximo criado vai usar qual id? O 4. Por quê?
Porque o banco por padrão não vai reaproveitar um id que estava em uso, a configuração padrão de um campo auto incremental é iniciar em um valor, e sempre que precisar adicionar dar o próximo da sequência.
Então, conforme você vai criando e excluindo, e criando mais registro, a coluna auto incremental do id só vai aumentando. Por isso você terá essa situação completamente normal onde pode ter 4 produtos, e os ids serem 5, 8, 14, e 19 por exemplo.
Alguns bancos tem um suporte onde o desenvolvedor tem mais controle sobre colunas auto incrementais, como no Oracle com as Sequences por exemplo. Sugiro dar uma lida sobre.
PS.: caso você esteja preocupado que uma vez que uma coluna auto incremental padrão não funciona da forma que você gostaria, tenha em mente que há outros meios para você saber qual o primeiro produto, qual o terceiro, etc. Isso no mundo real em geral é feito com uma coluna de timestamp (data e hora), assim o mais antigo é o primeiro, e ordenando pela data você tem a ordem exata.
Ordenando pelo id daria o mesmo resultado, afinal o valor mais baixo teria sido cadastrado primeiro (independente de começar do 1 e seguir uma ordem perfeita ou não).
Espero ter ajudado, abraço.