3
respostas

Arquitetura para projeto Python

Estou querendo construir um projeto em Python, e gostaria de saber qual a melhor arquitetura usar ? Algum livro ou algum curso aqui na alura ?

Gostaria de desenvolver um código que tenha camadas, cada uma com seu respectivo comportamento e que o código possa crescer sem ter problemas...

Vi alguns posts sobre DDD e SOA, não sei muito bem...

Alguém poderia me ajudar ?

Vlw Pessoal!!

3 respostas

Opa Alan, tudo bem?

Rapaz essa pergunta é difícil haha. Quando estamos estudando arquitetura, geralmente falamos que não existe a melhor arquitetura. Mas sim a melhor arquitetura para resolver um tipo de problema.

Você citou duas, DDD e SOA (confesso que ultimamente tenho estudado muito essas duas). O DDD é mais como uma forma de organizar seu código, isolar a camada de domínio de outras camadas, como infraestrutura e aplicação. Já o SOA é um tipo de arquitetura que é usada em serviços distribuídos. Geralmente, o pessoal utilizava SOAP, mas essa tecnologia já está caindo em desuso. O REST é a tecnologia que domina o mercado atualmente.

Pensando em projetos WEB, uma arquitetura muito utilizada é a MVC, aqui na Alura, temos a carreira em desenvolvimento Python para web que passa por esse tipo de arquitetura de código. O MVC é um exemplo de arquitetura em camadas.

Quando se tem o View desacoplado, faz sentido usar o MVC ?

Vlw pela ajuda!

Você diz quando o front tem uma aplicação como Angular ou React?

Sim, faz sentido ter uma arquitetura parecida com o MVC, porque você precisa mandar uma representação do objeto para essas aplicações conseguires montar a view.

Uma abordagem muito comum é criar DTOs para se comunicarem com a view, tanto para o envio de dados para a view, quanto no recebimento desses dados.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software