Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

application.properties

Alguém pode me responder o que está errado, estou iniciando meus estudos com Hibernate e não sei nada de configurações. A configuração no Intellij é diferente do eclipse?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

7 respostas

Oi Patrícia,

É que esse formato que você inseriu é XML, essa configuração aí é usada para configurar a JPA e o Hibernate em projetos Java sem Spring Framework, esses dados ficam guardados no arquivo persistence.xml. Quando trabalhamos com Spring, configuramos ele através do application.properties, fazendo descessário o uso de um arquivo persistence.xml. Nesse arquivo dá pra fazer muitas configurações, uma delas é a configuração de persistência.

Aqui vai um exemplo de configuração do H2:

spring.datasource.driver-class-name=org.h2.Driver
spring.datasource.url=jdbc:h2:mem:loja

! spring.datasource.username=seuUser
! spring.datasource.password=seuPassword

spring.jpa.database-platform=org.hibernate.dialect.H2Dialect

spring.jpa.hibernate.ddl-auto=update

! spring.jpa.show-sql=true
! spring.jpa.properties.hibernate.format_sql=true

O que estiver com "!" está comentado, caso queira ativar é só apagar o "!"; as duas últimas linhas são completamente opcionais.

Espero que tenha ajudado o/

Oi Mateus,

Está correto assim?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ou dessa forma é o correto? rs

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ah, agora que eu percebi... O curso que você tá fazendo é de JPA... Acabei confundindo por causa do arquivo application.properties.

Então as suas configurações estavam certas. Cria um novo arquivo chamado persistence.xml dentro de src/main/resources/META-INF e cola aquelas configurações nele, pode apagar esse arquivo aí. Desconsidera o exemplo que dei na primeira resposta.

O application.properties só usamos em projetos com o framework Spring. Nesse curso com JPA/hibernate você vai precisar do persistece.xml pra configurar a persistência.

Perdão não ter notado antes.

Eu acho que está certo o que você me falou, porque antes os properties estavam dando erro, agora não está. Eu criei o projeto no Spring Initializr. Só não sei qual dos dois códigos está correto.

solução!

Esse curso é sobre a API JPA. Digamos que ela é a "mãe" do modulo Spring Data JPA. A ideia desse curso é ensinar como utilizar a JPA, para no futuro o aluno estudar o Spring Data JPA, que é uma "evolução" da biblioteca JPA, recomendo que não utilize o Spring Initializr. Pelo menos durante esse curso, pode esquecer o Spring Framework. Utilize a opção da IDE de criar um projeto Maven. Siga os passos do instrutor que é sucesso :D

A trilha de aprendizado seria: JDBC > JPA > Spring Data JPA

Talvez você tenha aprendido o Spring Data JPA antes. Vai ser o baque quando ver a JPA, e você vai querer falecer quando conhecer JDBC kkkk

Ahahaha entendi, não estudei JDBC ainda não, e comecei JPA com Hibernate.

Muito obrigada pelas dicas e pela ajuda :)