Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Aponte para a direção não é necessário - Aula 1.3

No vídeo mostra que precisamos colocar o "Aponte para direção" para que a bolinha não fique no eixo x=0 infinitamente. Porém, no meu não acontece isso. Ao colocar "Se tocar na borda, volte", ele automaticamente já vai para uma direção aleatória.

Não sei se devido a uma atualização no site, ou se estou fazendo algo errado. Como não podemos postar vídeos não consigo "mostrar", mas o meu código está assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E também, minha bolinha não "volta" na mesma direção. Ela fasta um pouco para o lado antes de voltar. Ou seja, se ela colidiu com a parede em x=-42 y=-180*, ela volta em x=47 y=-180.

*= Não entendi qual o "final" da borda em numeração. No grid mostra que o x é 180 e no y 220, mas nenhum deles está claro quando testo manualmente onde fica a borda.

[Update] E por algum motivo eu deletei a bolinha e criei uma nova e agora funciona. Mas os eixos ainda estão estranhos para mim, estão diferentes um do outro:

E de onde o professor tirou que para o ponto contar ele precisa colocar <-229? Pergunto isso porque se você tentar qualquer outro número ele vai duplicar, triplicar a pontuação, ou não pontuar.

1 resposta
solução!

Olá Liesel, como vai?

Sem ver o código do seu projeto não consigo saber com certeza o que está ocorrendo, mas acredito que essa divergência de posicionamento possa estar ocorrendo por conta do posicionamento dos atores na hora de desenhar.

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esse bug pode ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.

• No seu projeto selecione a bolinha e depois vá na aba Fantasias

indentificação de clique no ator bolinha e depois na aba fantasias

• Depois clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.

indicação de selação da bolinha na área de desenho e alinhamento do centro dela com o centro da área de desenho

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

Quanto à distância de < -229 para contar ponto, o professor descobriu colocando a bolinha bem próxima à borda e esse valor pode variar de projeto pra projeto pois depende da expessura da raquete que você criou e da distância que você colocou ela da borda, por exemplo.

No projeto que eu fiz, por exemplo, eu coloquei as raquetes mais próximas da borda então meu valor foi de < -225 como você pode ver na imagem abaixo:

imagem de um projeto pong no scratch com a bolinha a uma distância de -225

Para descobrir a distância ideal para seu projeto é só arrastar a bolinha para perto da borda que vai alterando o valor de x ali no ator, aí você consegue ver a qual distância fica melhor para contar os pontos no seu jogo.

Testa aí e me fala se deu certo. Caso ainda tenha algum problema no jogo compartilha aqui o link para seu projeto que aí eu consigo ver o que está acontecendo e te ajudar melhor, beleza?

Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)