Caso 1 – Colega sobrecarregado
Diante de um colega que compartilha estar se sentindo sobrecarregado, eu buscaria aplicar a escuta empática. Primeiro, ouviria com atenção, sem interromper, para que ele pudesse se expressar. Depois, validaria seus sentimentos com algo como: “Percebo que você está se sentindo pressionado com tantas demandas, e isso deve estar sendo difícil.” Em seguida, procuraria compreender melhor suas necessidades: “Você sente que precisa de mais apoio ou de mais tempo para concluir suas tarefas?” Por fim, faria um pedido claro de colaboração: “Se eu puder ajudar em alguma atividade ou se quiser dividir as prioridades, podemos pensar juntos em alternativas.”
Caso 2 – Ideia invalidada por crítica
Se uma colega compartilha uma ideia e outra pessoa a invalida de forma crítica, eu interviria para manter o ambiente respeitoso e construtivo. Começaria validando a fala de ambas: “Agradeço a contribuição de vocês, é importante termos diferentes pontos de vista.” Em seguida, demonstraria interesse em compreender melhor: “Você poderia explicar mais sobre a sua preocupação? Assim todos entenderemos melhor os possíveis desafios.” Depois, reforçaria o valor da ideia original: “A proposta que foi trazida também é válida e pode enriquecer nosso projeto.” Por fim, buscaria uma integração: “Que tal avaliarmos juntos se existe uma forma de adaptar a ideia, levando em conta as preocupações apresentadas?”