4
respostas

Aplicação meio a boca?

Opa!

Acabei de terminar o curso de lógica de programação com o professor Flávio, aonde aprendemos a fazer aplicações com JavaScript. Criamos diversos projetos durante as aulas, e, um deles foi de tentar acertar um número aleatório que o programa gerasse. Então, eu quis recriar essa atividade deixando a estrutura do código um pouco mais complexa, tendo input e um button. Porém, fui tentar fazer sozinho e na mesma hora me deu um branco! Tudo que eu tinha visto nas aulas literalmente sumiram da minha cabeça e eu acabei tendo um error 404 interno. Bom, segue a aplicação que eu fiz:

Aonde eu errei? Como deve ser feito? Se puderem me ajudar ficaria muito grato, mas desde ja, agradeço!

4 respostas

Por algum motivo não apareceu o código que eu botei e a imagem que eu fiz o upload não apareceu.. Alguem consegue me dar um help de como se usa a plataforma rapidinho??

Matheus,

Você pode enviar o código clicando no ícone </> logo acima dessa caixa de texto.

Também pode digitar três crases, colar o código, e digitar três crases novamente.

Outra opção é utilizar a tecla de atalho ctrl+alt+c e colar o código dentro das crases.

Abraço!

<meta charset="UTF-8">

<input/>
<button>Clique aqui</button>

<script>

var input = document.querySelect("input");
    var button = document.querySelect("button");
    var segredo = Math.round(Math.random() * 10);

function verefica (){

if (input.value == segredo) {

alert("Você acertou!");
            break;
    } else {

alert("Você errou!");
    }
}
    onbutton = verifica;

</script>

Boa Matheus!

Olha só.. percebi que houve um erro hoje ali na chamada do método que busca eventos da DOM. O correto é .querySelector.

Então dá forma que você implementou o teu código nem estava pegando esses elementos na página.

Outro ponto é que você criou uma função com um nome e executou ela com outro... Sendo assim a fuction verifica(){}não existe. Existe apenas a funcion verefica(){}. Precisei fazer esse ajuste também.

Também há um break dentro do bloco de uma operação condicional... Ele não precisa estar ali.

O break é utilizado para forçar a saída de um bloco de laço de repetição. Neste caso do if não há necessidade de usá-lo pois é um bloco que somente irá ser executado se uma condição for atendida, no seu caso se acertar o número e se errar.

Por último fiz uma correção no método que identifica o click do button.

Sendo assim o código ficou desta forma

<html>

<meta charset="UTF-8">

<input/>

<button>Clique aqui</button>

<script>

var input = document.querySelector("input");

var button = document.querySelector("button");

var segredo = Math.round(Math.random() * 10);

function verifica (){

if (input.value == segredo) {

alert("Você acertou!")

} else {

alert("Você errou!");

}

}

button.onclick = verifica;

</script>

</html>

Perdão se a indentação do código inteiro ficou ruim... Estou digitando do celular.

Abraço!