Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

API Spring boot + Angular + Captcha

Ola bom dia, boa noite. Eu estou desenvolvendo uma api em sring boot e me deparei com uma duvida, eu estou tentando implementar o uso de captcha na minha api porem não sei se é adequado colocar no back-end. Em minhas pesquisa, observei que é possível colocar o captcha no spring boot porem não como api (como back-end), mas sim como um projeto total tanto como back-end quanto front-end, sem o uso do angular como mostra o exemplo desse vide-o https://www.youtube.com/watch?v=n0alCcwrBe4&ab_channel=ChargeAhead

A minha intenção era colocar na api, mas não sei se é adequado?

E mais uma coisa, eu uso o Insomnia para pode fazer os teste, Na parte de login onde eu quero fazer o uso do captcha, vai as seguintes informações login + senha + TipoDeAcesso(professor,cood,diretor) . Agora como uso do captcha no back eu não saberia como realizar o teste no Insomnia?

Agradeço a atenção.

1 resposta
solução!

E aí! Beleza?

Então, sobre o lance do Captcha na API Spring Boot, é uma decisão meio que depende do que você tá querendo fazer. Eu já vi gente implementando o Captcha no Spring Boot mesmo, mas também já vi uns projetos onde eles criam um projeto separado tanto pro back-end quanto pro front-end, tipo o esquema desse vídeo que você mandou.

Se sua intenção é manter tudo na API, dá pra fazer sim, mas tem que ver se isso faz sentido pro seu projeto. Às vezes, ter um projeto separado pode deixar as coisas mais organizadas, mas também pode complicar a vida se não for realmente necessário.

Quanto ao Insomnia, se você tá usando Captcha no back-end, é meio chato testar no Insomnia, porque geralmente o Captcha depende da interação do usuário no front-end. O Insomnia é mais pra testar as requisições diretas na API, não pra simular a experiência completa de um usuário interagindo com a interface.

Talvez seja melhor dar uma olhada em ferramentas que simulam o front-end junto, tipo o Postman com suporte a scripts, onde você pode automatizar algumas interações simulando o comportamento do usuário.

Valeu.