<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
const tela = document.querySelector('canvas');
const pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
const raio = 20;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
desenhaCirculo(300,200, raio + 40, 'red'); // maior círculo
desenhaCirculo(300,200, raio + 20, 'white');
desenhaCirculo(300,200, raio, 'red'); // menor circulo
function dispara(evento) {
let x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
let y = evento.pageY - tela.offsetTop;
console.log(x + ',' + y);
function distancia (x, y) {
const centroX = 300;
const centroY = 200;
const dist = ((centroX - x)**2 + (centroY - y)**2)**0.5
return dist;
}
function acertou (x, y) {
const raio = 20;
const dist = distancia(x,y);
if (dist <= raio) {
return true;
console.log(dist, raio);
}
}
if (acertou(x,y)) {
alert("acertou");
}
// lógica de acerto?
}
tela.onclick = dispara;
`
Como a resposta oferecida aceitava pontos fora do circulo, pois o limite de pontos formava um quadrado, pensei dessa forma, calculando a distancia entre dois pontos, e aceitando apenas quando fosse menor do que o raio. garantindo o formato do circulo.