1
resposta

Aparentemente ficou mais simples desse jeito que eu fiz, pelo menos para mim. Ta aceitável?

<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }
    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }
    function desenhaPaletaDeCores() {
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }
    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        if(x>0&&x<150&&y>0&&y<50){
        }else if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }
    function habilitaDesenhar(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;    
        if(x>0&&x<50&&y>0&&y<50){
            corAtual = "red";
        }
        if(x>50&&x<100&&y>0&&y<50){
            corAtual = "green";
        }
        if(x>100&&x<150&&y>0&&y<50){
            corAtual = "blue";
        }
        desenha = true;
    }
    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;
    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>
1 resposta

Rhuan, tudo bom?

É sempre uma questão complicada a simplicidade, quando for mais para o lado da orientação a objetos vai ver que pode melhorar ainda mais o seu código. Mas nesse momento eu só fiaria atento e usaria o (else if) ao invés de apenas os ifs, por uma questão de melhoria no código, assim quando ele encontrar um valor ele não fica entrando nos ifs de forma desnecessária.