11
respostas

Angular no Internet Explorer

Percebi que o Angular não roda no Internet Explorer e vi um tópico por aqui mesmo na Alura que não há mais suporte. Então gostaria de saber como deixar uma mensagem para o usuário que tentar abrir um sistema em Angular no Explorer. Alguma mensagem para que ele saiba que não é erro dele.

11 respostas

Boa tarde Jéssica.

Eu vejo o Angular como um framework, assim como é o React. A questão com o IE realmente é um pouco mais complexa, pois nem tudo o que se desenvolve no Angular vai rodar 100% no IE. O que existem são restrições de alguns componentes quanto à versão. Alguns são compatíveis com IE10+ , IE11+. Então, tudo vai depender das libs que o projeto irá utilizar.

No trabalho temos grandes projetos Angular rodando com , no mínimo IE11. O mesmo compilado do projeto funciona em todos os browsers.

O que você pode fazer, é no load do seu index verificar através de uma função qual é o browser sendo executado, e adicionar um alert com a recomendação do uso em outro browser.

if(sUsrAg.indexOf("Chrome") > -1) {
    sBrowser = "Google Chrome";
} else if (sUsrAg.indexOf("Safari") > -1) {
    sBrowser = "Apple Safari";
} else if (sUsrAg.indexOf("Opera") > -1) {
    sBrowser = "Opera";
} else if (sUsrAg.indexOf("Firefox") > -1) {
    sBrowser = "Mozilla Firefox";
} else if (sUsrAg.indexOf("MSIE") > -1) {
    sBrowser = "Microsoft Internet Explorer";
}
alert("Você está utilizando: " + sBrowser);

-Cheguei a inserir o seguinte código na index, para observar a resposta em cada um dos browsers. No internet Explorer a mensagem sai undefined. Como eu poderia identificar somente o explorer para o Alert funcionar corretamente? Tendo em vista que não posso acessa-lo como acessei os outros como no exemplo.

Boa tarde!

Poderia compartilhar como está sendo recuperado o valor da variável sUsrAg ?

Se você estiver usando o navigator.userAgent, o Edge, por exemplo, não estaria na sua lista. Ele não tem na String o "MSIE". Ele traz como EDGE mesmo.

var sBrowser, sUsrAg = navigator.userAgent;

Sim, perdão. Não vi que não tinha ido a primeira linha.

Já havia feito os testes aqui, e sua cadeia de 'if' realmente só não se aplica se for o EDGE.

Minha sugestão é que você adicione mais:

else if (sUsrAg.indexOf("EDGE") > -1) { sBrowser = "Microsoft Internet Explorer EDGE"; }

Assim , para o caso do I.E., você estará coberta em todas as hipóteses. A única forma de retornar o Undefined seria no caso do Edge.

var sBrowser, sUsrAg = navigator.userAgent;

if (sUsrAg.indexOf("Safari") > -1) {
}else{

alert("Tente com outro navegador, pois o Angular não tem suporte para esse");
}

Com esse teste, deixando somente uma condição de um browser qualquer por exemplo, eu recebo a mensagem que eu quero corretamente no Internet explorer que seria algo como "Tente com outro navegador, pois o Angular não tem suporte para esse". Já quando eu abro o Chrome, não exibe alert algum, exatamente da maneira que eu quero que ocorra, rodando o projeto normalmente onde há suporte. Acaba que esse "if" inicial fica sendo uma fachada para chegar no "else" que é o resultado que eu realmente quero quando não há suporte para um determinado navegador. Isso seria uma solução correta?

Boa tarde! Entendo que não seria uma solução. O ideal seria sua function retornar true ou false, sendo que no false abriria a mensagem.

Fiz umas alterações aqui e , aparentemente, funcionou para o IE, GC e FF:

function testaBrowser(){

var sBrowser = ""; var sUsrAg = navigator.userAgent.toLowerCase(); if(sUsrAg.indexOf("chrome") > -1) { sBrowser = "Google Chrome"; } else if (sUsrAg.indexOf("safari") > -1) { sBrowser = "Apple Safari"; } else if (sUsrAg.indexOf("opera") > -1) { sBrowser = "Opera"; } else if (sUsrAg.indexOf("firefox") > -1) { sBrowser = "Mozilla Firefox"; } else if (sUsrAg.indexOf("msie") > -1 || sUsrAg.match(/trident.rv[ :]\d+./)) { sBrowser = "Microsoft Internet Explorer"; } alert("Você está utilizando: " + sBrowser);

}

Observei uma coisa agora no código, algo que antes não estava notando. Está rodando somente o primeiro "if". Tanto que se mudar o primeiro "if" para SAFARI e a mensagem também, irá receber a mensagem do SAFARI caso abra no Chrome por exemplo. Então independente do navegador, sempre roda o primeiro "if" aparentemente, exceto no Explorer que não é identificado.

Vamos mudar a ordem então:

function testaBrowser(){ var sBrowser = ""; var sUsrAg = navigator.userAgent.toLowerCase(); if(sUsrAg.indexOf("chrome") > -1) { sBrowser = "Google Chrome"; } else if (sUsrAg.indexOf("opera") > -1) { sBrowser = "Opera"; } else if (sUsrAg.indexOf("msie") > -1 || sUsrAg.match(/trident.rv[ :]\d+./)) { sBrowser = "Microsoft Internet Explorer"; } else if (sUsrAg.indexOf("firefox") > -1) { sBrowser = "Mozilla Firefox"; } else if (sUsrAg.indexOf("safari") > -1) { sBrowser = "Apple Safari"; alert("Você está utilizando: " + sBrowser); }

var sBrowser = ""; 
   var sUsrAg = navigator.userAgent.toLowerCase(); 
   if(sUsrAg.indexOf("opr/") > -1) { 
     sBrowser = "Opera"; 
     } else if (sUsrAg.indexOf("chrome") > -1) { 
       sBrowser = "chrome"; 
       } else if (sUsrAg.indexOf("msie") > -1 || sUsrAg.match(/trident.rv[ :]\d+./)) { 
         sBrowser = "Microsoft Internet Explorer"; 
         } else if (sUsrAg.indexOf("firefox") > -1) { 
           sBrowser = "Mozilla Firefox"; 
         } else if (sUsrAg.indexOf("safari") > -1) { 

}

Os "ifs" do seu código funcionaram, exceto o MSIE :( . O alert aparece, porem sem o +sBrowser, ou seja sem o "Microsoft Internet Explorer". Ele não é identificado de nenhuma forma.

#Edit -Um amigo meu disse que não funcionou com o OPERA e fez essa correção e rolou, porem ainda sem funcionar com o Explorer

-Inicialmente pensava em algo mais simples como:if (sUsrAg.indexOf("msie") > -1 || sUsrAg.match(/trident.rv[ :]\d+./)) { sBrowser = "Microsoft Internet Explorer";alert("Você está utilizando um navegador sem suporte, tente outro: " ); } -Porem o msie nem é identificado para testar essa hipótese

Qual a versão do I.E. que vocês estão utilizando para testar?

Acho que está faltando a configuração do EDGE.. editei o script

var sBrowser = ""; var sUsrAg = navigator.userAgent.toLowerCase(); if(sUsrAg.indexOf("opr/") > -1) { sBrowser = "Opera"; } else if (sUsrAg.indexOf("chrome") > -1) { sBrowser = "chrome"; } else if (sUsrAg.indexOf("msie") > -1 || sUsrAg.match(/trident.rv[ :]\d+./) || sUsrAg.indexOf("edge") > -1) { sBrowser = "Microsoft Internet Explorer"; } else if (sUsrAg.indexOf("firefox") > -1) { sBrowser = "Mozilla Firefox"; } else if (sUsrAg.indexOf("safari") > -1) { sBrowser = "Apple Safari";

}