1
resposta

Angular 2 + Java EE

Srs e Sras, Mais uma dúvida pertinente pra quem começou a estudar REST: Para subir uma aplicação (Angular 2 + Java EE), eu precisarei rodar o Node.js no Frontend e um servidor java, por exemplo WildFly, no Backend?

1 resposta

Fala aí Marcus, tudo bem? Vamos lá:

Para subir uma aplicação (Angular 2 + Java EE), eu precisarei rodar o Node.js no Frontend e um servidor java, por exemplo WildFly, no Backend?

Isso pode ser feito de N maneiras, você pode fazer uma aplicação server side render, ou seja, que vai renderizar no servidor, dessa maneira poderia deixar tudo no Wildfly.

Mas, o que eu recomendaria é você trabalhar com API First, que é basicamente você ter um projeto para o front e outro para o back que rodam separadamente e através do HTTP se comunicam.

Sobre o front, você não vai precisar rodar NodeJS, o Node é uma maneira para rodarmos código JavaScript exclusivamente no back. O que você vai precisar é que algum servidor devolve seu index.html.

Você pode utilizar qualquer hospedador de sites estáticos para isso ou configurar um NGINX, Apache ou Express para servir seu index.html.

Recomendo usar o Netlify

Sobre o back, sim, você pode subir sua API em um Wildfly por exemplo ou um Tomcat.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software