Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Angular 2 - Dúvida Aplicação Cliente e Gerenciador

Bom dia!

Minha dúvida está relacionado a boas práticas, segurança, escalabilidade e desempenho. Abaixo vou detalhar um cenário de uma aplicação, para melhor endendimento dessa dúvida.

Cenário:

Em um aplicação onde todos os dados vão ser consumido de um único servidor. Eu tenho o lado do cliente final e do gerenciador. O gerenciador basicamente ele faz cadastros de outras pessoas que pode gerenciar o sistema, cadastro de produtos, e etc... E no lado do cliente final é exibido todos os produtos definidos pelo gerenciador.

Então nesse cenário, seria melhor dividir em duas aplicações diferentes ou uma mesma aplicação com verificação de perfil no login, ex: usuário tem um atributo na classe de Gerenciador e Cliente, quando ele fizer o login de acordo com seu perfil ele é redirecionado para a url adequada para seu perfil.

3 respostas
solução!

Boa tarde, Alex! Como vai?

Visando reutilizar códigos escritos e não repetir tarefas já feitas, o melhor seria escolher a primeira opção: definir o que cada usuário pode fazer a partir do login.

Digo isso pq imagina que embora com funcionalidades diferentes, os usuários tenham páginas com layouts iguais. Daí vc terá que duplicar esse layout em dois projetos diferentes. Sempre que algo nesse layout mudar, vc terá que lembrar de mudar nos dois projetos. Isso é um exemplo relativamente simples, mas podemos pensar em códigos de lógica de negócio que podem ser comuns aos dois casos e que vc tbm teria que duplicar e por aí vai!

Dessa maneira, vc estaria quebrando um dos principais princípios de programação que é o DRY (don't repeat yourself).

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos!

Boa tarde!

Muito obrigado Gabriel, imaginava que era feito dois sistemas paralelos. Mas pensando por esse ponto realmente muita coisa seria repetida, e estaria tendo retrabalho. Sua resposta me ajudou muito. Abraços!

Por nada, Alex! E sempre que tiver qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum!

Grande abraço e bons estudos!