Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Analogia Memória RAM

Penso que a memória RAM funciona mais ou menos como nosso cérebro... Se a gente for tentar ler uma lista inteira gigante de uma vez para tentar decorar todos os produtos que custem menos de 50 Reais, nunca vamos conseguir memorizar todos. Agora se a gente ler linha por linha, e ir anotando num papel produto por produto abaixo de 50 Reais, depois vamos conseguir identificar esses produtos. É mais ou menos isso?

1 resposta
solução!

Não sei se entendi muito bem o que disse, mas eu penso que a memória RAM é uma parada temporária — na sua analogia, as informações sendo executadas seriam como pensamentos randômicos irrelevantes que temos no dia a dia que logo serão esquecidos.

E o mesmo acontece com a memória RAM. Você usa ela para fazer o navegador funcionar, por exemplo. Assim que você parar de usar, tudo aquilo foi descartado. Pensando no cérebro, em outro exemplo, usamos nossos neurônios só para executar uma soma, e foi só isso. Após feito, o resultado dessa soma é inútil, porque o que valeu foi o raciocínio para executar ela.

Claro, anotar os produtos é o mais fácil, é como se a memória RAM fizesse isso e passasse para o processador entender de uma maneira fácil, mas mesmo depois do trabalho, queimasse essa nota no final do dia.

Vamos pegar uma ideia de trabalhar. Tudo que fazemos durante o trabalho é uma coisa, é uma memória RAM só para aquilo. Quando acaba o expediente (desliga o computador), tudo aquilo some. Nós geralmente esquecemos tudo. O que for necessário para trabalhar no outro dia, anotamos ou "guardamos" na mente (HD ou SSD).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software